Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Tratamento de imagem – muito além de salvar fotos mal feitas

Posted by campossallesfotografia em 15/10/2010

Quando se fala em tratamento de imagem muitas pessoas pensam ser algo necessário apenas pra salvar fotos mal feitas. Tem sempre aquela perguntinha: “mas tem Photoshop aí?”, como se isso fosse algo ruim. Todas as fotos, mesmo antes da digital, tem “Photoshop”. Antes vc só entregava o filme no laboratório e lá eles faziam um tratamento, mesmo que muito básico, mas faziam. Hoje temos muito mais controle sobre o processo fotográfico, pois esse tratamento, necessário a praticamente TODAS as fotografias, é feito integralmente no computador, com todo o controle que quisermos.

O sensor da câmera digital possui limitações, mesmo as mais profissionais. Perdem feio se comparado à visão humana. Nós enxergamos muito mais tonalidades entre as altas luzes e as sombras, muito mais tridimensionalidade, cores, etc. Por isso o tratamento de imagem é necessário se quisermos extrair o máximo do arquivo RAW gerado pela câmera, pra tentar trazer a imagem de volta àquilo que enxergamos no momento que fizemos a foto. Costumo dizer que a fotografia em si representa uns 70% do processo de produzir uma grande imagem, o resto vai depender de sua habilidade no pós-processamento. Ninguém vai fazer isso pra vc. É um processo que começa no sensor da câmera, na hora de fotografar, e termina no computador (ou na impressão). Essa é a fotografia dos tempos modernos.

Veja as duas fotos abaixo, uma tem tratamento e a outra não. Teoricamente, tudo de certo que eu poderia fazer na hora da foto eu fiz. Ela está bem exposta (com os brancos no limite de estourar), a composição é interessante, etc. Mas essa não foi a imagem que eu vi na hora.

Foto SEM tratamento, do jeito que saiu da câmera.

A imagem que eu vi era mais parecida com essa abaixo. Tinha mais vida, mais cor, mais tridimensionalidade. A água refletia o lindo céu azul daquele dia de Junho no Pantanal e contrastava com o amarelo do bico da garça.

Foto COM tratamento.

Pra quem tem mais interesse sobre o assunto e quer aprender um workflow completo de um fotógrafo pra outro, estou lançando mais um workshop de tratamento de imagem na Guainumbi de 09 a 12 de dezembro. Ótima chance pra quem perdeu os 2 primeiros workshops. Não sei se vou conseguir fazer esse workshop no 1º semestre do ano que vem, então essa pode ser a última oportunidade por um bom tempo. As vagas são limitadas e algumas já estão pré-reservadas, corra e reserva já a sua!

Anúncios

2 Respostas to “Tratamento de imagem – muito além de salvar fotos mal feitas”

  1. Andre Silva said

    Parafraseando um livro que li, existem 3 imagens: a que você viu, que você fotografou e que você editou. Quanto melhor você for nas duas últimas mais próximo estará da primeira.

    Workshop mais do que recomendado!

    Parabéns pelo trabalho e belíssimas fotos!

    []’s

    André

  2. “Parafraseando um livro que li, existem 3 imagens: a que você viu, que você fotografou e que você editou. Quanto melhor você for nas duas últimas mais próximo estará da primeira.”

    Adorei essa frase! Vou usar ela, hehe..

    Que bom que gostou do curso, fico feliz.

    abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: