Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Jaguars!

Posted by campossallesfotografia em 21/09/2010

Oi pessoal! Finalmente estou de volta, foi uma viagem longa pelo Pantanal, primeiro na parte norte, no Rio Cuiabá, Piquiri e outros próximo à Porto Jofre… território de muitas onças-pintadas, ou os jaguars, como os gringos a chamam. Acho que em nenhum outro local existem tantas onças quanto lá. A emoção de ver uma onça-pintada na natureza é indescritível, já tinha visto algumas na Amazônia, mas sempre muito distantes e por breves segundos. É um bicho enorme, lindo.

A razão pra grande quantidade de onças por lá têm várias explicações:

1) O ecossistema como um todo é muito rico, uma cadeia alimentar enorme, com muitas aves, jacarés e mamíferos variados como capivaras, queixadas, ariranhas, lontras, veados, etc. Ou seja, há muito alimento pras onças o que permite uma densidade populacional maior que na Amazônia, por exemplo, onde caçar não deve ser fácil.

2) O gado criado nas fazendas da região também pode ajudar a aumentar a população de onças, já que constitui outra fonte de alimento relativamente fácil de capturar, principalmente os bezerros.

3) No passado sei por experiência própria que os fazendeiros caçavam muitas onças na região pois essas atacavam seus gados. Hoje as leis são mais rígidas então esse tipo de caça é bem menor. Não se enganem, ainda ocorre, mas em menor quantidade que antigamente, até porque existe um turismo na região especializado em onças e portanto um lobby e fiscalização contra a caça delas, mesmo que isso crie conflitos com alguns fazendeiros.

4) Os rios da região sempre foram muito frequentados por barcos de pescadores. Com o tempo parece que as onças perderam o medo do barulho dos motores de popa, principalmente hoje em dia que a caça já não ocorre mais abertamente… a verdade é que as onças estão perdendo o medo do ser humano e esse pode ser o ponto-chave pra tantos avistamentos.

5) Parece que as onças na região gostam de caçar jacarés na beira do rio, o que as torna mais visível. Pelo menos vimos onças tentando capturar jacarés (e até uma ariranha!) em algumas ocasiões. Fala-se em cevas e não duvido que isso até ocorra, principalmente em outras regiões como em Cáceres, mas confesso que ali não vi nem sinal disso e conversando com os piloteiros eles desconhecem a prática. Até porque viamos as onças (no total 7 em 3 dias e meio) na beira dos rios em locais muito distintos e quase nunca paradas, sempre andando procurando jacarés. Ou seja, elas não estavam em um determinado ponto a espera de alimento.

Enfim, fiz muitas fotos nessa viagem, não só de onças claro… aos poucos vou postando. Por enquanto vai dessa pintada mal encarada.

Onça-pintada na beira do Rio Piquiri, divisa do MT com MS. Nikon D700, Nikkor 600mm + TC 1.4x

Anúncios

8 Respostas to “Jaguars!”

  1. Octavio essa foto nos obriga a dizer um palavrão!

    Que coisa espetacular!!!!

  2. Nossa….

    Fez isso para vc?????

    Linda imagem!

    JM

  3. Guilherme Ortiz said

    Fala sério cara, imagino a emoção de clicar isso. Que loucura! Parabéns!

  4. Luiz Álvaro maranha said

    espetáculo de foto.

  5. Ricardo Lima said

    Valeu Octavio. Aguardamos mais fotos. Abs,

  6. Guilherme Ortiz said

    Você chegou a perceber a diferença de tamanho dela com as amazônicas? Essa é a Panthera onca palustris, a maior delas, se não me engano chega a 140kg. Um monstro.

  7. Cara, que foto!
    Um sonho de consumo.
    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: