Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Corujinha-sapo

Posted by campossallesfotografia em 24/08/2010

Esse fim de semana fui guiar um pessoal do Wikiaves, indo em uma viagem organizada pela Trip on Jeep, no Parque do Zizo. O aviso foi de última hora mesmo pois o guia que iria não pode ir, foi meio difícil fazer a logística mas no final deu tudo certo.

Conheci um pessoal bem legal que até então só conhecia pelo Wikiaves mesmo. A intenção maior era guiar pra observação de aves então nem levei o equipamento principal, só a 300mm f/2.8 mesmo pra tentar uma coruja a noite que a duas semanas atrás quando estive no Zizo com o Guilherme só passamos vontade pois estava chovendo. Dessa vez foi diferente. No sábado a noite estava perfeita pra corujas: quente, sem vento e com lua. Foi só escurecer que duas corujinhas-sapo (Megascops atricapilla) começaram a cantar. Clique no link abaixo pra ouvir o canto típico da espécie:

Corujinha-sapo gravada por Myriam Velasquez no Paraguai.

Me aproximei e toquei o playback e nada. Tentei várias vezes em outros locais e nada. Até que uma hora, bem na hora do jantar, ela cantou mais perto, ao lado de uma trilha. Deixei o jantar de lado e fui lá tentar. Toquei o playback e ela passou voando bem pertinho mas quando iluminava não achava nada, ela simplesmente sumia na vegetação densa do local! Isso aconteceu por várias vezes até que comecei, junto com o Sérgio Salvador, a entender onde que ela gostava de pousar. Bem dentro da vegetação densa, a cerca de 3 metros do chão ou menos. Começamos a ver ela algumas vezes, mas era só iluminar que ela voava. Até que uma hora consegui essa foto (ruim) abaixo, antes dela voar novamente. Mais tarde eu estava só iluminando e o Sérgio fez uma foto 10. A minha fica pra outra hora, pois depois ela não quis mais saber da gente e só tinhamos uma noite lá…

Corujinha-sapo (Megascops atricapilla), variante de olho escuro

Fora isso durante parte do sábado e do domingo registramos 147 espécies, com destaque para o entufado Merulaxis ater) e o andorinhão-estofador (Panyptilla cayenensis).

Anúncios

2 Respostas to “Corujinha-sapo”

  1. Gabriela said

    Caro Octávio, sua foto “ruim” está ótima pra mim !! Imagine só a do Sérgio .. Um abraço, Gabriela.

  2. Guilherme Ortiz said

    Que beleza, quando voltar do Pantanal vamos combinar um retorno ao Zizo e pegar o bichinho de jeito. Linda corujinha, legal que a íris dela é pardo escura, bem a que eu quero ver!!

    Abraço!

    Guilherme Ortiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: