Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Filtro polarizador

Posted by campossallesfotografia em 13/08/2010

Na fotografia pequenos detalhes podem fazer uma enorme diferença. O filtro polarizador é um deles. Esse filtro tem a função de reduzir os reflexos em superíficies variadas, como água ou vegetação, mostrando assim as cores reais. Pescadores esportivos sabem bem disso, e usam óculos polarizados pra poder ver melhor sob a superfície da água e assim achar um peixe. Até o céu fica mais saturado, com um azul mais forte, mais escuro. Isso porque o filtro elimina o reflexo do vapor na atmosfera.

Veja a diferença dessas duas fotos abaixo, feitas no Rio Ouro Fino, no Parque do Zizo. A primeira está horrível e foi feita sem o filtro polarizador. Repare na quantidade enorme de reflexos, deixando água e vegetação esbranquiçadas, sem graça:

Foto sem filtro polarizador

E agora a foto com o filtro, mil vezes melhor, com cores muito mais profundas:

Com o filtro polarizador. Os parâmetros de exposição são exatamente os mesmos em ambas as fotos (compensando a diferença de claridade), só muda o uso do filtro mesmo.

Mas tudo tem seu lado negativo também. O filtro polarizador é um pouco escuro e faz você perder 1,5 stops de luz. Isso quer dizer que se você está usando velocidade de 1/180 sem o filtro, com o filtro ela vai cair pra 1/60. Em fotos de paisagem isso não costuma fazer muita diferença pois você vai estar usando um tripé e disparando via cabo e MLU (pelo menos eu espero que sim!).

O efeito de polarização é mais visível com o sol a 90º de você. Apontando para o sol, seja para a frente ou pra trás, quase não há diferença. O modo correto de usar o polarizador é girando a parte da frente dele (gire sempre pro lado contrário da rosca, assim vc não corre o risco de acidentalmente desrosquear o filtro) e olhando no visor até chegar num efeito desejado. Mas evite exageros, em altitudes altas e com céu azul as vezes o céu pode ficar quase preto, o que nem sempre é muito bem vindo pois fica meio falso.

É muito difícil usar um filtro polarizador se você está fazendo panorâmicas com o céu aparecendo, pois a união das fotos pode ficar falso, cada uma com um efeito diferente. Como última dica, compre um filtro polarizador circular (não linear).

Anúncios

2 Respostas to “Filtro polarizador”

  1. Ana Paula said

    Olá, as marcas influenciam muito na qualidade do polarizador? E se influenciam, quais as melhores?
    Abraço e bom artigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: