Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

O show das araras

Posted by campossallesfotografia em 29/06/2010

Pra mim a maior atração de Bonito não são os riachos de água cristalina (apesar de serem lindos), mas sim o Buraco das Araras, uma cratera natural de cerca de 90 metros de profundidade, localizada na verdade no município de Jardim, a uns 35 km de Bonito.

A história desse local é interessante, nos anos 70 e 80 o buraco era usado meio que como lixão. Jogavam tudo lá dentro, até pessoas! Imbecis praticavam tiro ao alvo com as araras e, é óbvio, ela foram completamente eliminadas do local. Até que o Seu Modesto decidiu comprar a área e vislumbrou o potencial turístico do local. Com a preservação as araras foram voltando. Hoje já são mais de 50 casais de arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) que nidificam em tocas na parede da cratera todos os anos, além de outras aves como periquito-rei, udu-de-coroa-azul, acauã, murucututu, etc.

Ano passado uma visita rápida ao local rendeu várias fotos, que viraram inclusive capa da Terra da Gente. Esse ano 3 dias lá renderam muitas outras fotos. São literalmente centenas de fotos de araras voando. Infelizmente não posso postar as melhores agora por motivos editoriais, mas essas devem servir:

Todas as fotos foram feitas com a D700 e Nikkor 600mm f/4 AF-S. Na maioria das vezes as araras voam longe, do outro lado da cratera, e fotografar nessa distância não fica bom, perde-se muitos detalhes quando fizer o crop. O ideal é focar quando elas passam mais perto, mas aí a janela de oportunidade é bem mais curta e fazer o foco muito mais difícil – mas o resultado vale a pena. Nessa viagem foi especialmente difícil pois a tarde entrava um vento forte e deixava o vôo delas ainda mais rápido e imprevisível.

Anúncios

11 Respostas to “O show das araras”

  1. Estou boquiaberto com os resultados. Quanto detalhe, cores vivas, nitidez! Parabéns!

    Abraço!

    André

  2. Lindas fotos! Este lugar é realmente demais!!

    Quando passar por aqui novamente avisa que eu posso passar dicas de ótimos locais para fotos de aves!

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito – MS

  3. Ola Octavio,
    Parabéns…ficaram lindas suas fotos e obrigado pelas suas considerações…

  4. Cyntia said

    Você é muito bom! Fantásticas as fotos!! E a natureza ajuda muito também não é?
    Acreditamos muito no trabalho que o “Buraco das Araras” desenvolve, e por ser uma RPPN, o Sr. Modesto e família demonstram mais ainda que merecem nosso eterno respeito!
    Ah se cada um seguisse o exemplo e fizesse sua parte! Teriamos um mundo muito mais colorido!

    Cyntia

  5. Caro Octavio, 1º parabéns pelas maravilhosas fotos tiradas no Buraco das Araras e fica um convite para se hospedagem em nossa humilde pousada. 2º Gostaríamos de poder publicar suas fotos em nosso site: http://www.pousadajubaia.com.br
    Nossa pousada e agência de turismo está localizada em Bonito – MS e temos orgulho de mostrar os trabalhos fotográficos de proficionais como você.
    Atenciosamente,
    Alexandre Bicudo
    POUSADA JUBAIA

  6. Vanessa said

    Que lindo, esse é o melhor show que eu já vi…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: