Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Algumas fotos novas

Posted by campossallesfotografia em 31/05/2010

Eu e o Guilherme Ortiz passamos quinta a sábado na Reserva Guainumbi, em São Luis do Paraitinga, local do meu próximo workshop em Julho. Também fiz fotos pra um outro workshop que estou planejando pra mais pra frente, dos beija-flores em vôo. Me digam o que acham. Seguem algumas fotos:

Coruja-do-mato (Strix virgata)


Essa foto foi especial, estava procurando fazer uma foto dessa espécie a uns 3 anos. Sempre ouvia ela por aí, mas difícil atrair ela pra uma foto, bicho arisco. No último workshop que dei esse mesmo indivíduo até veio no playback mas ficou pousado uns 10 segundos, não consegui uma foto boa. Até coloquei aqui no blog, mas a cara dela ficou coberta por galhos. Dessa vez foi diferente, era uma noite bem fria mas limpa, com lua cheia. Chamamos e ela veio na hora e ficou ali por quase 1 hora. Fiz muitas fotos, dormi feliz, overdose de Strix. 🙂

Inhambuguaçu (Crypturellus obsoletus)


Essa foto foi complicada, exigiu um pouco de dedicação. Na quinta assim que a gente chegou fomos nas trilhas atrás da pousada procurar umas flores nativas pra fazer as fotos do beija-flor. Fomos sem câmera mesmo, só binóculo e o Guilherme com o gravador de som. Logo começou a chover forte e nos escondemos num hide que o pessoal da pousada instalou na mata, um local onde eles colocam uma ceva de quirera de milho pra atrair tinamídeos e afins. Após mais de 1 hora e meia lá dentro da casinha não é que aparece um inhambuguaçu na ceva? Pena que estávamos sem câmera, ficamos só na vontade. Voltamos ao local a tarde, agora prontos pra foto, mas quem não estava pronto era o inhambu. Ficamos lá a tarde inteira e nada do bicho aparecer… no dia seguinte acordamos ainda no escuro e fomos pro hide novamente. Agora sim, após uns 40 minutos o bicho apareceu novamente, permitindo boas fotos como essa. As vezes a insistência vale a pena.

Beija-flor-rubi (Clytolaema rubricauda), macho


Beija-flor-rubi macho visitando flor nativa Fuchsia regia. Essa técnica de fotografia sempre me impressiona pela qualidade que saem as fotos.

Beija-flor-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome)


Sempre quis uma foto boa de um Phaethornis assim.

Araponga-do-horto (Oxyruncus cristatus)


Esse também exigiu um pouquinho de dedicação. Sabíamos que ele estava na área em certo ponto da trilha, mas não havia movimentação alguma. Com um pouco de paciência ela acabou aparecendo.

Anúncios

12 Respostas to “Algumas fotos novas”

  1. Jorge said

    Suas fotos são sempre boas.
    Voce acha que eu conseguiria fotos boas como estas, se eu usasse em minha D300s, uma Nikon 400mm f2.8 ou seria melhor uma Sigma 300-800mm f5.6 ?
    Grato
    Jorge

    • Obrigado Jorge. A 400mm f/2.8 é muito boa, dá pra usar com um TC 1.4x na boa. Sem pensar eu iria com a Nikon 400, a Sigma (além de ser Sigma, não se compara com a qualidade Nikon), é um monstro, muito grande e pesada, vai limitar bastante.

  2. Guilherme Ortiz said

    Boa Octavio, ficaram ótimas, todas elas! Logo posto as minhas.

    Abraço

  3. Flávio Yamamoto said

    Fotos muito boas como sempre.
    As dos beija-flores estão sensacionais. Luz magnífica.

    Abraço.

  4. Nossa, excelentes estas fotos! Parabéns… Qual objetiva usou para a foto?

    Ah, já tem data este outro workshop? Estou para sair de férias e gostaria muito de poder participar de um workshop seu.

    []’s

    André

    • Obrigado André.

      Usei a Nikkor 600mm f/4 AF-S.
      O workshop de tratamento de imagem vai ser de 15 a 18 de Julho, já esse outro de fotografia de beija-flor ainda não tem data, por enquanto é só uma idéia.

      abs

    • Pepe said

      Eu gostaria de saber…. nos falamos em no proximo workshop….estou anotado nesse tbm …boa excusa pra visitar Brasil novamente….rsrsrs

      • Pepe,

        ainda preciso aprimorar alguns detalhes da técnica, mas em breve vou lançar esse workshop sim! Vale lembrar que eu também dou “workshops” particulares a qualquer momento.

        abs!

  5. Luiz Álvaro said

    lindas as fotos, especialmente a dos beija-flores

  6. Pepe said

    Octavio
    A tecnica das fotos dos beijaflores en voo é a de multiples flashes?
    Abs
    Pepe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: