Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Resumo do 2º workshop de fotografia na Guainumbi

Posted by campossallesfotografia em 29/04/2010

Nesse fim-de-semana foi o 2° workshop na Reserva Guainumbi. Foi um workshop muito bom, todos gostaram e puderam sanar suas principais dúvidas e aprender técnicas novas. O grupo era muito bom e diversificado, tinha o Bertrando que veio de Brasília, a Celuta e Silvana de Florianópolis, o Sérgio de Maceió, o Luciano de Piracicaba e o João Quental, fotógrafo conhecido do Rio, que também dá cursos de fotografia de aves. Eu negociei minha 600mm (já comprei outra, mas ainda não chegou), então fui só com a 300 f/2.8, o que prejudicou um pouco. Mas mesmo assim saíram umas fotos boas. Em breve novos workshops, não perca!

No momento tbm estou sem um monitor pra edição de fotos (mudança geral em tudo né, hehe), então eu dei uma edição básica no notebook mesmo, é provável por isso que algumas fotos estejam um pouco escuras ou com cores estranhas…

Da esquerda pra direita: Luciano Monferrari, eu, Bertrando Campos, João Quental, Celuta Machado e Silvana Licco. Nessa foto ficou faltando o Sérgio Leal, que estava fotografando umas saíras.
Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis)
Da esquerda pra direita: Josiel, o faz-tudo da pousada e grande conhecedor das aves do local; Silvana Licco; Sérgio Leal (agora sim!); e Celuta.
Outro Thalurania glaucopis em composição diferente.
João-bobo (Nystalus chacuru) fotografado atrás da pousada. Bom exemplo de que mesmo com a ave longe dá pra fazer uma composição interessante.
Nem só de aves vive o fotógrafo, as paisagens a nossa volta podem render boas fotos tbm.
Surucuá-variado (Trogon surrucura aurantius). Estou mais acostumado com essa espécie com barriga vermelha, mas essa subespécie de barriga laranja ocorre mais ou menos dessa região pra cima. Seria uma boa foto não fosse esse galhinho na frente….
Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana). Esse deu um show, apareceu nas duas noites, sempre pousando muito perto de nós. Incrível quando ela plana a noite em completo silêncio, na lua quase cheia deu pra ver bem.
Coruja-do-mato (Strix virgata), sem dúvida a maior emoção dessa viagem. Depois do murucututu decidimos tentar a sorte num local perto da pousada onde, a mais de 1 ano atrás, eu e o Guilherme Ortiz tinhamos ouvido essa espécie. Foi tocar uma vez o playback e ela respondeu, parecia brava. Passou voando sobre nós duas vezes mas nada de pousar perto. Até que finalmente deu uma chance, embora bem curta. Pena que essa foto ficou com esses galhos na frente, mas mesmo assim vale o registro dessa coruja difícil de ver. Um lifer pra todos do grupo, inclusive pra mim.

Gavião-de-rabo-branco (Buteo albicaudatus). Vimos esse bichão na estrada na volta, perto de Natividade da Serra. Como estava dando carona pro Sérgio e pro Bertrando, só nós fizemos essa foto. Ficou legal com a lua atrás.

Anúncios

5 Respostas to “Resumo do 2º workshop de fotografia na Guainumbi”

  1. Me achou?rsrsrs

  2. Que inveja!!! Mas espero muito estar no próximo workshop. Parabéns pelas fotos!

  3. Flávio Yamamoto said

    Muito legal. Fiquei muito interessado em fazer esse workshop.
    Quem sabe na próxima vez… Tem alguma limitação do tipo de equipamento?
    Meu equipamento está mais enviesado para macro. De tele, possuo uma Sigma 70-200 e um TC 2x. Suficiente?

    • Olá Flávio, tudo bem?
      A 200mm é curta pra fotografia de aves, até dá pra fazer fotos de aves em comedouros, acostumadas à preserça humana, mas no geral limita bastante. No entanto em breve vou fazer um novo workshop (de fotografia de beija-flores em voo), onde mesmo a 200mm vai ser suficiente. Fique de olho aqui no blog!

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: