Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Mestres da Fotografia: Sebastião Salgado

Posted by campossallesfotografia em 28/03/2010

Antes de mais nada vocês devem ter notado que o blog mudou um pouco né? Mudei o design, acho esse mais largo melhor. Enfim, com esse post vou iniciar uma série sobre os grandes mestres da fotografia, e nada melhor que começar com o maior deles na minha opinião, o brasileiro Sebastião Salgado.

Nascido no interior de MG em 1944, foi morar em Paris durante a ditadura, onde vive até hoje e onde montou, junto com sua esposa Lélia Wanick, sua própria agência, a Amazonas Images, após sair voluntariamente de uma agência fraquinha chamada Magnum… hehe, não precisa dizer mais nada. A Amazonas Images só tem um fotógrafo, ele mesmo. E não precisa de mais ninguém. Tião, como é chamado pelos mais íntimos, começou a fotografar em 1973, já em Paris. Antes disso trabalhava como economista pra Organização Internacional do Café. A mudança radical não podia ser melhor. Ele é considerado hoje um dos fotógrafos mais influentes e mais conhecidos no mundo. É um Pelé da fotografia, um dos brasileiros mais conhecidos. Pergunte até pra uma pessoa totalmente leiga em fotografia quem é Sebastião Salgado, com certeza muitas vão saber que é um fotógrafo. Que outros fotógrafos são tão conhecidos assim? Cartier-Bresson? Ansel Adams?

 Muitas de suas fotos são verdadeiras obras clássicas, como What a Wonderful World é pra música. De início trabalhou como fotojornalista, cobrindo várias reportagens em diversas partes do mundo. O ponto culminante pra sua grande fama, porém, foi aqui no Brasil em 1986, no garimpo de Serra Pelada, Pará. Suas fotos dessa grande epopéia humana são publicadas com frequência até hoje, e o que muitos consideram também o seu melhor trabalho. Abaixo um video onde um outro fotografo revê e explica um pouco de 3 grandes fotos de Salgado, a 1ª é de Serra Pelada.

Salgado é famoso por seus longos projetos. Um deles que durou vários anos foi o que resultou no livro Workers, que trata sobre a classe trabalhadora no mundo todo. Fez sucesso astronômico. O próximo grande projeto foi o do livro Migrations, outro sucesso sem igual que trata das migrações ou êxodos urbanos, seja por guerra ou em busca de trabalho, etc. Aliás essa é uma temática recorrente no trabalho de Salgado, mostrar principalmente as classes mais baixas. Claro que esses são apenas 2 dos inúmeros livros lançados por ele. O mais novo projeto é o Genesis, que começou em 2004 e está pra terminar. Nesse projeto Salgado foi explorar mais as relações dos seres humanos com a natureza, sempre buscando os locais e comunidades mais distantes da parte “civilizada” do mundo, o planeta ainda “primitivo”. Por exemplo ano passado ele fotografou, durante mais de 1 mês, os índios Zo’é no norte do Pará, conforme videos no site dele (imperdível). Também recomendo um artigo sobre ele, longo e em inglês, mas também muito bom pra conhecer um pouco da forma de trabalho desse grande fotógrafo. Oi ainda essa entrevista pro Estadão. Nesses textos tem algumas histórias interessantes, e dá pra perceber bem que um dos segredos dele, se é que existe isso, é passar bastante tempo, insistir, ter paciência. Uma hora a foto perfeita vai chegar. Isso explica porque seus projetos são tão longos. Certa vez Salgado foi contratado pelo NY Times pra fazer um retrato do famoso escritor italiano Italo Calvino. Ao ser recebido na porta de sua casa em Roma, Italo disse a Salgado: “Eu só posso te dar uma hora”, o que Salgado respondeu “eu preciso de 2 ou 3 dias”. E ele conseguiu.

Sebastião Salgado só fotografa em preto e branco, sem flash e até bem pouco tempo atrás só usava filme. Infelizmente no Brasil é o local onde ele recebe mais críticas, falam que ele “explora a pobreza”. Pelo contrário, ele mostra a pobreza que muitos até então desconheciam, é o caso por exemplo do livro sobre Sahel, na África. Não se ajuda aquilo que se desconhece. Seu trabalho já lhe rendeu prêmios de embaixador da UNESCO e UNICEF, e outros incontáveis tantos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: