Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

O futuro já chegou

Posted by campossallesfotografia em 23/03/2010

Estamos na era digital. Já vivemos a realidade daquilo que antes era só um sonho que a gente via nos Jetsons. Começou com a revolução dos celulares e internet e não parou mais. E nem vai parar, estamos só no comecinho dessa 3ª revolução (antes veio a Rural e a Industrial). Essa revolução, mais do que qualquer outra, vai afetar em cheio os fotógrafos profissionais, pro bem ou pro mal, depende de como cada um vai se adaptar.

Um bom exemplo é a versão digital das revistas que, até então, eram só impressas. O mercado editorial de revistas está em queda já a uns bons anos, mas agora elas podem ganhar um fôlego extra, pelo menos praquelas que conseguirem se adaptar a essa nova tecnologia. A Apple recentemente lançou o seu tablet, chamado iPad. É um iPhone gigante, com a vantagem que nele você pode também baixar versões digitais de livros, revistas e jornais e ler com mais conforto (há várias opções de brilho, contraste, etc). O preço ainda é caro, 500 dólares o modelo mais pé-de-chinelo, mas em breve os preços começam a baixar. Em 2 anos vamos ver iPads pra todo lado.

Mas e nós fotógrafos, como ficamos nessa? Por um lado devemos ganhar com o folego extra que o mercado editorial pode ganhar, por outro as taxas de licenciamento de imagem podem cair. Tradicionalmente qualquer uso em multimídia, como internet, não paga muito bem, certamente menos que mídia impressa. Acontece que agora nossas fotos serão publicadas tanto na versão impressa quanto na digital! Ou seja, a taxa de licenciamento por uma foto deve ficar maior….. mas é provável que haja uma tentativa de baixar toda a taxa pros níveis de multimídia apenas… o que seria ruim pra nós. Ainda é cedo pra nos preocuparmos de verdade com isso, já que aqui no Brasil a novidade ainda não chegou com peso, mas vai chegar e nessa hora temos que estar prontos pra negociar o que é justo. Uso multiplicado? O pagamento de licença também deve ser…

Anúncios

Uma resposta to “O futuro já chegou”

  1. dorly said

    eu amava os Jetsons!!!sou desta geração! que eperava ansiosa que estão coisas do futuro se tornassem realidade!! era uma delicia estes desenhos…pis éd evoluimos muito..so falta aquela maquina de tomar banho..e o carro mala…..não era o maximo? hahahahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: