Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Sábado de sol…..

Posted by campossallesfotografia em 22/03/2010

Sábado de manhã em casa, boa hora pra fazer umas fotos da família. Fiz essa do meu filho enquanto brincávamos na minha cama (é a cara do pai né, hehe..). É uma foto de momento, um snapshot. Ficaria melhor com um rebatedor do lado direito pra clarear um pouco as sombras, mas tudo bem, a intenção é mostrar exatamente que mesmo sem grandes cuidados de produção até mesmo um snapshot pode ficar muito legal com um bom pós-processamento.

Primeiro, como sempre, eu importei o RAW no Adobe Lightroom. Lá eu usei um preset chamado Metropolis, mas só como base para meu pós-processamento. Eu nunca uso um preset “do jeito que veio”, pois cada foto tem suas particularidades. Nessa por exemplo eu diminuí a exposição pra não estourar a luz batendo no rosto, aumentei os detalhes das sombras (coisa que em JPEG eu nunca conseguiria, mais um motivo pra vc fotografar em RAW!) e modifiquei um pouco as cores, deixando um pouco menos amarelado, entre outros detalhes.  Com fotos de pessoas eu gosto de usar essas cores meio “cross-process”~, fica um efeito legal. Cores fiéis só são realmente necessárias (e mesmo assim sempre tem exceção) em fotos de vida selvagem ou outro tipo de foto com caráter mais científico/documental.

Acima você vê o antes e o depois no Lightroom, antes de exportar a foto como TIFF 16 bits. Depois eu abri o TIFF no Photoshop pra finalizar. Eu normalmente edito no Lightroom deixando a foto um pouquinho (inho mesmo) mais escura que o resultado ideal, faço isso porque algumas mídias/publicações possuem pouca tolerância a diferentes tonalidades e esse detalhe final eu prefiro fazer no Photoshop, criando layers de levels e/ou curvas, e utilizando máscaras. Nesse caso eu usei um layer de levels, amentando um pouquinho a iluminação e apliquei uma máscara na parte iluminada do rosto pra evitar que o efeito ficasse muito forte alí.

Pra fechar fiz o corte que queria, mudei o tamanho em 72 dpi (padrão pra uso na internet) e apliquei a nitidez pelo Unsharp Mask, mas só em áreas específicas da foto. Acima você vê a imagem do sharpen sendo aplicado apenas nos olhos. Antes disso eu também apliquei seletivamente em outras áreas, evitando sempre as áreas fora de foco. Sharpen em área fora de foco só vai alterar duas coisas: vai deixar o bokeh mais feio e vai adicionar ruído. Ambos são ruins, então não tem porque aplicar sharpen nessas áreas. O resultado final está abaixo, clique para ver no tamanho certo. Ah, e a foto foi feita com Nikon D700 e 50mm f/1.8D em 1/200, f/4.5, ISO 400. Simples e rápido.

Clique para ver maior

2 Respostas to “Sábado de sol…..”

  1. Guilherme Ortiz said

    Detalhe que parece que o Tomás está te mostrando qual o enquadramento ideal! hehehe.
    Muito legal esse tratamento, o preset (mesmo que alterado por você) dá um ar diferente à foto.

  2. dorly said

    Otávio, amei a foto, meu sobrinho neto é lindo!!!!beijos Dorly

Deixe um comentário

 
