Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Modificando TCs Nikon para usar em lentes Sigma

Posted by campossallesfotografia em 10/03/2010

Usar teleconversores (TC) Nikon em lentes Sigma sempre foi impossível. O TC simplesmente não encaixa na lente. O motivo disso é pra evitar que lentes Nikon não AF-S ou AF-I sejam montadas no TC, e de quebra lentes de outras marcas também. O responsável por isso é uma abinha de metal que não tem outra função senão essa. A solução é simples: retirar essa aba. Não vai modificar em nada o funcionamento do TC em lentes Nikon, ele vai continuar funcionando exatamente como antes.

Nas lentes Sigma o TC vai funcionar normalmente também (inclusive o AF), a única coisa que vai mudar, e isso é meio chato, é que na câmera vai continuar aparecendo a abertura máxima original da lente. O certo seria, por exemplo no caso de um TC 1.4x em uma lente f/2.8, perder um stop de luz e mostrar, portanto, f/4. O mesmo acontece com a distancia focal no EXIF, no nosso exemplo era pra mostrar 420mm, mas mostra 300mm mesmo. Fora isso o TC funciona normalmente.

Update – dei uma pesquisada e parece que em pelo menos 3 lentes Sigma os TCs da Nikon não entram mesmo após a modificação, por questões físicas, são elas: 70-200 f/2.8 EX HSM; 50-500 f/4-6.3 EX HSM; 150mm f/2.8 EX HSM macro.  

Informação importante! Essa modificação vai quebrar a garantia do TC e, apesar de ser super simples de fazer, faça por sua própria conta e risco!

1) A aba de metal que deve ser retirada é essa mostrada com a seta. Clique nas fotos pra ve-las no tamanho original.

2) Você deve retirar os 4 parafusos que seguram a armação de metal. Esses parafusos normalmente são padrão japonês (JIS). Dá pra tirar com uma chave Phillips pequena que seja boa de segurar e aplicar um pouco de força, mas tome muito cuidado pois eles espanam facilmente! Não force muito! E claro, tome muito cuidado também para que a chave não pule e bata no vidro da lente.

3) Armação de metal retirada.

4) Ao retirar a armação tome cuidado pois abaixo dela tem uma junta que pode ficar grudada na armação de metal. Essa junta tem uma posição certinha de encaixe e se ela sair você poderá ter problemas pra encaixar ela de novo.

5) Para retirar a aba você deve usar um Dremel ou ferramenta semelhante pra lixar facilmente a aba. Nem pense em fazer isso com a armação de metal no TC, é receita certa pro desastre! Ao fazer isso mantenha o TC longe, pois voam grãos minúsculos de metal que, em contato com a lente, com certeza pode riscar ela.

6) A aba deve ser lixada completamente e de forma que não altere a forma circular da armação. Ao terminar lave a armação em água corrente pra retitar todos os grãos de metal e seque bem antes de recolocar a armação no TC.

7) Foto do TC Nikon 1.4x EII na lente Sigma 300mm f/2.+8 HSM EX. Funciona perfeitamente. Amanhã faço testes óticos.

Anúncios

Uma resposta to “Modificando TCs Nikon para usar em lentes Sigma”

  1. Guilherme Ortiz said

    Que CORAGEM! Hehe, e que sacanagem da Nikon!
    Agora temos que testar no Zizo!

    Abraço

    Guilherme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: