Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Como organizo os arquivos de playback

Posted by campossallesfotografia em 08/02/2010

 

O playback, se bem usado, é uma arma poderosa na fotografia de aves, principalmente as mais tímidas e/ou as que habitam ambientes mais fechados, como florestas.  Existem muitas formas de organizar os arquivos de playback e isso vai realmente de gosto pessoal. Ao longo do tempo fui melhorando minha maneira de organizá-los e hoje faço dessa forma, lembrando que as instruções são principalmente para aparelhos da Apple (iPod ou iPhone):

1) Após baixar e editar os arquivos MP3 eu os salvo em uma pasta da família, por exemplo o “Tijuca atra.mp3 eu salvo na pasta COTINGIDAE, e assim por diante. Isso é apenas pra organização dos arquivos no computador, mais tarde organizamos ele pro iPod. Se tenho 2 ou mais sons da mesma ave eu salvo como “Tijuca atra 2.mp3” e assim por diante. Nessa pasta eu vou baixar os sons dos cotingídeos em geral, sem qualquer separação de área de ocorrência. Devido à forma como o iTunes trabalha não é bom criar cópias do mesmo arquivo em pastas diferentes.

2) No iTunes é interessante criar diferentes bibliotecas (libraries) para diferentes regiões do país. Por exemplo atualmente eu tenho 4 bibliotecas, são elas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Faço isso pra facilitar a localização em campo de alguma espécie. Por exemplo se estou na Mata Atlântica procurando um tiranídeo qualquer, porque perder tempo procurando em meio a um monte de espécies que só ocorrem na Amazônia? Se eu vou pra Mata Atlântica eu vou usar a biblioteca Sudeste. Mas também não é bom limitar muito as espécies por biblioteca, tipo “Parte alta de Itatiaia”, pq no caminho você pode encontrar outra espécie interessante e aí talvez você não tenha o som dela no iPod naquele momento, pq ela não ocorre na parte alta de Itatiaia… ou seja, faça uma limitação meio grosseira.

Mas como criar essas bibliotecas diferentes? Ao clicar duas vezes no ícone do iTunes deixe o botão SHIFT apertado. Vai aparecer uma janela perguntando se você quer criar uma nova biblioteca. Toda vez que quiser trocar de biblioteca pra sincronizar o iPod ou editar, basta fazer a mesma coisa, abrir o iTunes com o SHIFT apertado mas dessa vez clicar em escolher biblioteca. Se não apertar o SHIFT o iTunes vai abrir normalmente com a última biblioteca que foi aberta.

Janela com opção de criar ou escolher biblioteca

3) No iTunes eu vou em “Arquivo > Adicionar Pasta à Biblioteca” e seleciono a pasta que quero adicionar, no caso do nosso exemplo, COTINGIDAE. Em seguida vou à lista “Adicionados Recentemente”. Lá eu vou ver todos os arquivos da pasta cotingídeos. É hora de organizar um por um.

4) Eu particularmente estou mais acostumado e prefiro organizar com os nomes das espécies em inglês seguido do científico. É um gosto puramente pessoal e até por necessidade profissional pois como guio turistas estrangeiros pra fotografia, preciso me acostumar na marra com os nomes em inglês. Mas nada impede que você use os nomes em português ou somente o científico, como muita gente faz.

Então no meu caso eu coloco na coluna “Nome” dessa forma, por exemplo: “Cotinga, Black-and-gold (Tijuca atra)”. Você deve estar se perguntando por que o Cotinga na frente? Eu prefiro usar assim pois facilita e agiliza a localização da espécie no iPod. Então se eu estou procurando o som da espécie eu vou direto pra Cotinga e lá eu acho a Black-and-gold. Isso é especialmente útil em famílias muito grandes, como a TYRANNIDAE, por exemplo com os inúmeros Tyrannulets ou Flycatchers.

Na coluna “Artista” coloco “COTINGIDAE”, na coluna “Álbum” eu copio e colo o que digitei em “Nome” e na coluna “Gênero” eu coloco AVES COTINGIDAE. Por que o AVES na frente? Poque assim eu posso se quiser criar uma lista “MUSICAS” sem que ela se misture por exemplo com “MOMOTIDAE” ou “MOTACILLIDAE”. Se quiser adicionar informações extras tipo nome de quem gravou ou local, basta inserir em “Outras Informações”.

5) Agora vá em  “Arquivo > Nova Lista Inteligente” e onde tem “Artista” selecione “Gênero”. Na do lado deixe em “Contém” e na última digite COTINGIDAE. Deixe a caixa “Atualização Instantânea” selecionada e clique OK. Uma lista COTINGIDAE será criada. Toda vez que você adicionar um arquivo com COTINGIDAE no “Gênero”, ele já vai automaticamente pra lista certa.

6) Pra adicionar imagens ao arquivo basta ir até ele na lista, clicar com o botão direito e clicar em “Obter Informações”. Aí você vai em “Capa” e “Adiconar”. É trabalhoso criar as capas e adicionar pra cada arquivo, mas acho super importante pois facilita a localização rápida dos sons. ^

7) Para excluir as espécies que não ocorrem na região da biblioteca (e justificar a criação da mesma), vá em “Biblioteca > Música” e exclua os arquivos necessários. Vale lembrar que eles não serão excluídos do computador, mas sim dessa biblioteca do iTunes. Quando você for adicioná-lo em outra biblioteca eles já estarão editados (com imagem e tudo) e, uma vez criada a lista inteligente praquela família, o arquivo irá automaticamente pra lá. 

Clique para ver maior

Eu organizo dessa forma pois no iPod eu posso localizar mais facilmente o som indo por “Artists >COTINGIDAE ” Aqui eu vou ver os nomes das espécies com a imagem do lado, e isso, na minha opinião, ajuda a localização mais rápida do arquivo, o que pode fazer muita diferença na prática. Não duvido que existem formas melhores de organizar, mas essa forma funciona pra mim e espero que pra você também!

O resultado final, mostrando os sons na família COTINGIDAE

7 Respostas to “Como organizo os arquivos de playback”

  1. Interessante essas possibilidades que o Itunes nos dá! Me chamou atenção o fato de vc poder colocar imagens nas pastas dos sons, isso é ótimo. O meu playback é meio limitado em relação a isso, inclusive nem dá pra separar por pastas, entao ficam todos os arquivos com o nome popular e o científico em ordem alfabética… é um celular (MP7) made in china hehehe, mas a grande vantagem dele é que possui um som MUITO alto, logo nem precisa de caixinha de som acoplada, o que dá uma certa praticidade… E a bateria dura bastante…
    Enfim, gostei do texto! Grande abraço!

  2. Otávio, que máximo tudo isso! seu blog é demais! seu trabalho incrível!! parabens! bjs!

  3. Alan Souza said

    muito legal mesmo…Daniel, se não for indiscrição, qual celular vc usa, pois uso um nókia e preciso sempre de caixinhas de som para fazer playback… Abraço.

  4. Carlos said

    Caro Octavio,

    Parabéns pela impecável organização dos arquivos. Gostaria de saber em que site posso baixar os sons das aves no formato .mp3.

    Muito obrigado.

  5. Carlos said

    Muito obrigado pelas indicações Octavio!
    Os sites são realmente muito bons!
    [ ]

Deixe um comentário

 
