Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Nikon D700: parâmetros de exposição e timers

Posted by campossallesfotografia em 02/02/2010

Seguindo a série de recomendação de ajuste de menu da Nikon D700. Serve também pra D3 e, possivelmente, pra D300. Na verdade eu estou apenas passando quais eu uso e por que, as vezes a forma da pessoa fotografar pode ser diferente e alguns itens são realmente de preferencia pessoal. Bom, hoje vamos ver os parâmetros dos menus de exposição (b) e timers (c).

b1 – ISO Sensitivity Step Value: aqui você diz se os ajustes de ISO devem ser feitos  em incrementos de 1/3 EV, 1/2 EV ou 1 EV. Lembrando que EV é o mesmo que stop. Com certeza vale a pena manter em 1/3 EV para ter mais precisão nos ajustes.

b2 – EV Steps for Exposure Cntrl.: determina os incrementos no controle de exposição… novamente é importantíssimo que você mantenha em 1/3!

b3 – Exp Comp/Fine Tune: determina os ajustes de compensação de exposição e flash.. de novo 1/3.

b4 – Easy Exposure Compensation: aqui vc escolhe como fazer para alterar a compensação de exposição. Normalmente vc tem que apertar um botão ao lado do botão de obturador (é um botão com sinal de + e -) e ao mesmo tempo girar o controle de trás da câmera, esse é o modo normal em Off. Tem o modo RESET onde vc não precisa apertar o botão pra mudar a compensação, mas ela volta ao zero toda vez que a câmera ou o visor desligar. Eu prefiro manter em On assim não preciso apertar o botão (acho mais prático e rápido), mas a compensação que escolhi fica lá mesmo quando a câmera ou o visor desligar.

b5 – Center-Weighted Area: define o tamanho da área em modo de exposição center-weighted, onde a câmera valoriza mais os itens no centro do quadro. Mantenho em 12mm.

b6 – Fine Tune Optimal Exposure: nunca usei e provavelmente nunca vou usar… isso serve pra vc fazer ajustes finos na forma como sua câmera está fotometrando. Provavelmente se vc tiver que mecher aqui é pq tem alguma coisa de errada com a câmera.

c1 – Shutter-Release Button AE-L: mantenha em Off, pois se você manter em On os valores de exposição serão fixados sempre que você apertar o botão de obturador pela metade, e não somente o botão AE-L/AF-L que seria o normal. O ruim disso é que o botão de obturador é usado para focar (pelo menos eu uso assim) e em algumas ocasiões o ponto de foco não é necessariamente o ponto correto pra se basear para exposição. As vezes pegamos a exposição em um ponto, reenquadramos e batemos a foto, se você usar em On a câmera vai recalcular e modificar a exposição de acordo com o enquadramento usado para focar.

c2 – Auto-Meter-off Delay: determina o tempo que a fotometragem da câmera (e consequentemente o visor), ficarão ativos. Mantenho em 6 segundos.

c3 – Self-Timer Delay: determina o tempo do disparador automático. Como as vêzes, com a câmera no tripé, eu uso o disparador automático pra fazer a foto sem tocar na câmera deixo em um tempo relativamente curto, 5 segundos. O ideal nesses casos seria usar um cabo e disparar via MLU, mas as vezes não dá tempo então pra garantir uma foto mais nítida eu faço com o self-timer mesmo. Claro que, dependendo da necessidade, eu aumento esse tempo… pratirar uma foto de mim mesmo por exemplo, sem ter que sair correndo pra frente da câmera.

c4 – Monitor off Delay: determina o tempo que o monitor LCD vai desligar em diversos modos diferentes. Em trabalhos onde tenho fácil acesso à energia e preciso ver bem os detalhes da foto, costumo deixar tempos mais longos, mas no geral é assim Playback 10, Menus 20, Shooting info display 10 e Image review 4.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: