Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Nikon D700: parâmetros de autofocus

Posted by campossallesfotografia em 22/01/2010

Vou começar uma série explicando alguns parâmetros que uso de configuração da D700, principalmente pra fotografia de natureza e aves. As informações valem também pra D3 e D300, que possuem menus bem parecidos.

Bom, nesse post vou tratar das configurações de autofocus, mostradas no menu da D700 pelas letras a1, a2, a3, etc., conforme figura abaixo.

a1 – AF-C priority selection: Essa configuração determina quando as fotos serão batidas quando em modo de foco contínuo, que é normalmente utilizado para assuntos em movimento, aves em vôo por exemplo. Mantenho em Release pois assim as fotos serão batidas toda vez que eu apertar o botão até o final, independente de estarem em foco ou não. Prefiro fazer várias fotos e depois deletar as que não ficaram em foco.

a2 – AF-S priority selection: Essa configuração é a mesma da acima, só que em modo single, ou seja, quando o foco é feito toda vez que você apertar o botão até a metade e mantido naquela posição. É o modo tradicional de auto-foco e mais usado para assuntos parados. Nesse caso eu mantenho em Focus, pois só quero que bata a foto quando o assunto estiver realmente focado.

a3 – Dynamic AF area: Esse parâmetro só é ativo quando em modo AF-C e em Dynamic Area, que é aquela chavezinha na parte de baixo da câmera. É muito bom para fotografar aves em vôo. Essa configuração determina quantos pontos de foco serão utilizados para achar o assunto caso ele saia do ponto central. Como em fotografia de aves em vôo é difícil mante-la no meio, eu uso toda a ajuda que posso e portanto deixo em 51 points. O modo “51 points 3D-tracking” não é recomendado pois ele pode errar no caso da ave estar voando contra um fundo de cor similar à ave.

a4 – Focus tracking with lock-on: Aqui você ajusta o tempo que a câmera demora para reajustar o foco quando em AF-C caso a distância para o assunto mude abruptamente. Na prática isso quer dizer se você está acompanhando uma ave em vôo e passa na frente de uma árvore por exemplo. Se você deixar em Off a câmera vai instantaneamente focar na árvore e perder o foco na ave… isso não é desejável, então evite tempos muito curtos aqui. Eu deixo em Normal mas em algumas situações pode ser que Long seja melhor.

a5 – AF activation: Aqui você determina se somente o AF-ON aciona o auto-foco ou se o obturador + o AF-ON. Eu deixo em Shutter/AF-ON pois prefiro fazer o auto-foco com o botão do obturador apertado até a metade mesmo. Mas isso é puramente uma questão de costume e vai de gosto pessoal.

a6 – AF Point Illumination: Se você quer que o ponto ativo de foco fique iluminado de vermelho no visor. Deixo em Auto, assim ele só é iluminado quando necessário (quando faço o foco, por exemplo). Nesse modo também aparece um retângulo no quadro que indica o formato DX (sensor cropado). É útil pois coincidentemente é também praticamente o quadro com conversor 1.4x, então é bom pra eu ver como ficaria se estivesse com o conversor. Claro que isso não vale pra D300, que já é DX.

a7 – Focus Point Wrap-Around: Determina se o ponto de foco selecionado pode “dar a volta” no visor e recomeçar do outro lado. Pra mim isso é inútil pois eu praticamente nunca uso outro ponto de foco que não o central, e também mantenho essa seleção travada (chave atrás da câmera, deixo em L). Mas de qualquer forma mantenho em No wrap.

a8 – AF Point Selection: Determina o número de pontos de foco para selação. Novamente inútil pelos motivos falados acima, mas mantenho em 51 points.

a9 – Built-in AF-Assist Illuminator: Determina se a luz de auxílio ao auto-foco será acesa quando necessário ou não. Pra fotografia de aves eu normalmente deixo em Off pois a distância efetiva dessa luz é de apenas 3 metros, então não vai adiantar nada a não ser talvez assustar a ave. Pra fotografia com lentes menores eu deixo em On.

a10 – AF-ON for MB-D10: Determina a função do botão AF-ON no battery pack opcional da Nikon. Como eu não uso o battery pack eu nunca pensei a respeito, então deixo em AF-ON mesmo, que serve pra fazer o auto-foco.

No próximo post da série vamos rever os itens do menu de fotometragem e exposição.

Anúncios

2 Respostas to “Nikon D700: parâmetros de autofocus”

  1. Rodolfo said

    Show estas suas dicas. Uma pena não fazer um Workshop aqui no sul fluminense do RJ. Chegando em casa já vou fazer estas mudanças na maquina e testar na minha próxima passarinhada com minha D300. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: