Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Quando o azar e a sorte andam de mãos dadas.

Posted by campossallesfotografia em 22/12/2009

 

Como falei no último post, esses dias atrás fotografei uma mãe-da-lua-parda (Nyctibius aethereus) na REGUA, no RJ. A história dessa foto foi a seguinte: essa ave já estava sendo observada numa certa trilha da reserva já a uma duas semanas. Ela ficava sempre no mesmo local durante o dia, como é de costume dos urutaus. Fui com o Leonardo Pimentel, que também trabalha como guia na REGUA, na trilha onde a ave era observada. O local era distante, a cerca de 1.800 metros de seu início, o que, carregando a 600mm no ombro, não foi nada fácil, principalmente pq era subida o tempo todo e estava quente…

A grande decepção foi que chegando lá, é claro, a ave não estava no local de costume. Procuramos ao redor mas nem sinal dela. Fiquei muito decepcionado, afinal não é todo dia que vc tem a chance de fotografar essa espécie, vai saber quando eu iria encontrá-la novamente, talvez pudesse demorar muitos anos! Mal sabia eu que seria apenas uma hora depois….

Já tinha como perdido a oportunidade da foto da mãe-da-lua-parda. Estávamos descendo a trilha de volta pro carro e, já chegando no final dela o Leonardo fala “achei o urutau!” Não acreditei, mas ele tinha achado mesmo (valeu Leo!), lá estava o bichão pousado num galho quebrado a uns 15 metros do solo, bem escondido no meio da vegetação. Interessante que na hora que bati o olho notei a diferença pro urutau-comum (Nyctibius griseus)… era bem maior, enorme mesmo, mais amarronzado e com a cauda nitidamente mais longa. Olhando com o binóculo dava pra notar também que a íris tinha uma cor meio acinzentada, bem diferente do amarelo forte do urutau-comum. Voltei no dia seguinte mas ela não estava mais naquele local.

Não sabemos ainda se trata-se do mesmo indivíduo ou outro, o que seria ainda mais incrível. Pode ser outro mesmo pois o local desse avistamento era bem longe de onde ele estava sendo avistado antes. Essa subespécie, N. aethereus aethereus, é a mais rara de todas. Há mais duas subespécies, ambas da Amazônia, que são vistas com um pouco mais de regularidade. Dessa porém os avistamentos são raríssimos, parece que o último confirmado na região da Serra dos Órgãos vem do início do século passado! Há também algumas diferenças morfológicas, essa subespécie é maior e com a plumagem menos avermelhada, o que pode lhe render status de espécie independente no futuro.

Vendo da trilha a ave estava bem encoberta pela vegetação.

Foi preciso sair da trilha pra achar um lugar na mata onde tinha uma brecha pra fotografar. Nikon D700, Nikkor 600mm f/4 em 1/200 @ f/9, ISO 200, SB-600. Disparado via MLU.

 

Anúncios

6 Respostas to “Quando o azar e a sorte andam de mãos dadas.”

  1. Jorge said

    Sensacional…a persistência e os resultados.
    Como conseguir uma 600mm usada, existe para venda ?
    Parabéns

  2. Olá Jorge, obrigado pelo comentário.
    Aqui no Brasil nunca vi uma 600mm a venda, acho muito difícil encontrar. Nos EUA porém de vez em quando aparece umas usadas a venda. Procure no eBay ou em fóruns de fotografia.
    abs!

  3. Wagner Nogueira said

    Olá Octavio,

    Não conhecia seu site, dando uma navegada rápida me deparei com essa postagem. Que história incrível e que fotos mais incríveis ainda ela te rendeu!

    Parabéns pelo belo trabalho.

    Abraços

  4. Obrigado pelo comentário Wagner, e volte sempre!

  5. Seu blog está muito Interessante Octavio! Não sabia sobre esse seu registro do Nyctibius aethereus. É um registraço, algum artigo já foi publicado a respeito? Abraços!

  6. Daniel, obrigado pelo comentário. Não conhecia seu site, muito legal.
    Bom, eu não publiquei nenhum registro, talvez o Leonardo faça isso.
    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: