Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Família Bem-te-vi

Posted by campossallesfotografia em 15/12/2009

Todos os anos um casal de bem-te-vis (Pitangus sulphuratus) faz ninho em um abacateiro aqui no jardim. Ano passado eles não tiveram muito sucesso, vingou só um filhote e por pouco tempo, ele acabou caindo no jardim e meu cachorro matou ele… não tem nem como culpar muito, é o instinto de caçar ainda presente. Esse ano no entanto eles tiveram 4 filhotes, apesar que agora só estou vendo 3, um deve ter morrido. Os 3 aparentemente estão bem saudáveis e voando por aí. De vez em quando, no final do dia, eles pousam numa árvore em frente a janela do meu escritório e eu aproveito pra fazer umas fotos descompromissadas. Seguem algumas (como sempre, clique na foto pra ver no tamanho certo):  

Dois filhotes. Nikon D700, Nikkor 600mm f/4 em 1/80 @ f/5.6, ISO 640

A breve chegada de um dos pais causa alvoroço.

Os 3 filhotes se preparando para dormir. Eles passaram a noite inteira nessa posição, mesmo debaixo da chuva forte que caiu as 3 da manhã. Essa foto foi feita com pouquíssima luz, com 1 segundo de exposição (!!) em f/4.5, ISO 1000! Pra disparar a câmera usei cabo e MLU, o que garantiu uma foto aceitavelmente nítida apesar da velocidade baixíssima pra 600mm.

Bom, estou indo viajar novamente a trabalho por alguns dias. Espero que tenha muitas fotos pra mostrar na volta! Até mais!

Anúncios

Uma resposta to “Família Bem-te-vi”

  1. nildo lopes said

    Olá Octávio. Suas fotos são maravilhosas, não só pela qualidade mas também pela sensibilidade de captar o momento íntimo da ave. Moro na cidade do Natal RN e aqui na minha casa tem muito bem-te-vi, coisa que pouco via em SP, daí passei a prestar mais atenção neles. Sou desenhista por hobby e quero desenvolver uma série sobre esse pássaro. Ele é muito arisco e inquieto e por isso não consigo fazer um desenho de observação, assim estou recorrendo à algumas fotos. Quero pedir licença para desenvolver um desenho a partir de alguma das suas fotos. Não sei ainda se vou usá-la, mas se isso ocorrer quero ter a sua permissão. Parabéns pelas fotos. Ainda bem que existem pessoas como você com o olhar diferente. Isso enriquece o mundo e a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: