Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Natureza virgem

Posted by campossallesfotografia em 12/11/2009

bw

“No fundo de mim uma voz me chamava”, disse Fawcett. “No princípio mal podia ser ouvida, mas persistiu até eu não conseguir mais ignorá-la. Era a voz dos lugares selvagens, e eu sabia que aquilo agora fazia parte de mim para sempre.” E acrescentou: “De uma forma inexplicável – e espantosa – eu sabia que amava aquele inferno. Aquela atração maligna tinha me capturado, e eu queria ver aquilo de novo.” 

Esse parágrafo faz parte do livro “Z – a cidade perdida“, de David Grann. O livro conta a história real do Coronel Fawcett em busca do “Eldorado” na Amazônia brasileira no início do século XIX.

As vezes acho que me sinto assim. Não em busca de algo tolo como um Eldorado, é claro, mas em busca de outros tesouros inexplorados – tesouros biológicos. É tempo de planejar. Uma vez que se experimentou a natureza selvagem verdadeiramente virgem, nenhuma outra é capaz de satisfazer. É um imã que, cedo ou tarde, te puxa de volta. E eu vou voltar. No Brasil ainda temos alguns lugares assim.

 

2 Respostas to “Natureza virgem”

  1. Cristiano said

    Cara, um dia abandono essa rat race de todos os dias e faço o mesmo…
    Sobre livros, recomendo o Brazilian Advetures do Peter Fleming que tentou reproduzir o caminho feito por Fawcett e encontrá-lo. Não se há uma versão em português, mas posso emprestar o meu.
    Um abraço!

  2. Legal Cristiano, vou dar uma olhada nesse livro. Nesse que acabei de ler ele cita essa viagem do Fleming.

    abs!

Deixe um comentário

 
