Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Albatrozes na praia? Acredite se quiser…

Posted by campossallesfotografia em 29/10/2009

Na viagem pra Lagoa do Peixe eu e o Guilherme Ortiz fizemos um registro bem interessante e improvável… vimos dezenas de albatrozes e petréis voando a algumas centenas de metros da praia! Pra quem não sabe essas são aves estritamente oceãnicas, no Brasil só são vistas várias milhas pra fora. Por exemplo mês passado durante uma pescaria em alto-mar só começamos a ver os albatrozes a 30 milhas da costa! Portanto ver essas aves enormes e fantásticas assim pertinho da praia é algo raríssimo!

Nesse dia na Lagoa do Peixe estava ventando NE bem forte, o que com certeza contribuiu pra aproximação dessas aves. Fiz algumas fotos só pra comprovar o registro mesmo, pois permaneceram longe, seguindo dois barcos pesqueiros. Aproximando bastante a foto dá pra especular quais espécies eram: albatroz-de-nariz-amarelo-do-atlantico (Thalassarche chlororhynchos) e jovens de petrel-gigante-do-sul (Macronectes giganteus). Esse albatroz eu vi também durante a pescaria. Nessa época do ano, com as águas esquentando, essa é a espécie mais comum em águas brasileiras. Durante o inverno a mais comum é o albatroz-de-sombrancelha (Thalassarche melanophris).

O albatroz-de-nariz-amarelo nidifica nas ilhas Tristão da Cunha, mais ou menos no meio do caminho entre a África do Sul e o Brasil. É muita água!

_0AC5721

A visão geral, sem crop. Dá pra ver as aves além da arrebentação.

albatroz

petrel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: