Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Como fiz: Arapaçu-liso

Posted by campossallesfotografia em 26/10/2009

Nikon D200, Nikkor 600mm f/4 AF-S. 1/40 @ f/5, ISO 500, foco manual

Nikon D200, Nikkor 600mm f/4 AF-S. 1/40 @ f/5, ISO 500, foco manual

Fiz essa foto no Parque do Zizo, em uma trilha pequena que sai do início da trilha do Ouro Fino, bem pertinho da sede do parque, durante uma matéria pra revista Eurobike. Encontrei uma grande correição de formigas Eciton e, como sempre, as aves que seguem as formigas. Tinha juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus), tiê-de-topete (Trichothraupis melanops) e os seguidores profissionais olho-de-fogo-do-sul (Pyriglena leucoptera) e o arapaçu-liso (Dendrocincla turdina), entre outros.

A atividade de aves era grande, e algumas chegavam bem perto no frenesí pra capturar algum inseto fugindo das formigas. Notei que os arapaçus (tinham vários, no mínimo uns 6 ou 7) sempre pousavam em troncos verticais e ficavam parados um bom tempo, observando o solo pra em seguida voar e capturar a presa. Sabendo disso foquei num tronco bem bonito, com diversas bromélias e musgos e esperei. Os arapaçus pousavam em todos os galhos a minha volta menos naquele que eu queria. Não tinha muito tempo pois as formigas estavam cada vez mais próximas e dentro de uns 2 minutos eu teria que sair dali, caso contrário as formigas íam me atacar.

Finalmente um arapaçu pousou no lugar certinho. Como a velocidade era bem lenta usei cabo disparador e bati várias fotos. Não usei flash. Gostei bastante do resultado.

Anúncios

3 Respostas to “Como fiz: Arapaçu-liso”

  1. Tudo bem Octavio?

    Queria uma dica sua, não sei se vc é de SP.

    Mas estava mto afim de fotografar aves. Vc tem alguma dica onde posso acha-los por aqui ?

    Algum parque ou cidade ?

    Abraço

    E continue com o bom trabalho

  2. Oi Felipe,

    atualmente moro em Campinas, mas tem alguns lugares não muito longes de SP aonde dá pra fotografar aves em relativa segurança. Tem por exemplo o P.E. da Cantareira, ou saindo da cidade tem uma série de pousadas especializadas, como o Parque do Zizo, tem tbm em Ubatuba, etc. Cidades na serra tbm são ótimas pra fotografar aves, como Campos do Jordão e Monte Verde. Na baixada santista tbm é bom, mas tome cuidado com assaltos.

    abs e obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: