Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Ground Pod

Posted by campossallesfotografia em 21/10/2009

 

Não, isso não é um novo modelo de iPod. Ground Pod é um suporte de câmera/lente que fica na altura do chão. É muito útil pra fotografar aves, especialmente em praias e outros lugares abertos, aonde você pode deitar no chão. São duas as principais vantagens:

– Você fica na mesma altura da ave, e a foto fica quase sempre melhor. Toda foto de cima pra baixo tem aquela cara meio amadora, de um fotógrafo que não quis se esforçar muito pra fazer a foto, simplesmente pegou a câmera e bateu. Ficando na altura do chão você também melhora o plano de fundo, que fica distante e mais homogêneo.

– Quando você está deitado no chão as aves ficam muito menos desconfiadas e aos poucos vão se aproximando. Elas estão acostumadas a fugir de pessoas andando. Deitado você é uma figura nova, muito menos ameaçadora.

Usei muito essa técnica na Lagoa do Peixe, pois foi a única forma que consegui de me aproximar bastante das aves limícolas, que eram bem ariscas.

Repare nos maçaricos na beira da água. Nessa hora fiz a foto abaixo.

Repare nos maçaricos na beira da água. Nessa hora fiz a foto abaixo.

Maçarico-branco (Calidris alba)
Maçarico-branco (Calidris alba)

Pra ficar deitado assim na areia é bom tomar algumas precauções: use uma boa jaqueta e se possível calça impermeável (de verdade, aquelas grossas), pois frequentemente temos que deitar em areia molhada ou lama…. leve no bolso uma bombinha de ar (aka fuck-fuck) pra assoprar de vez em quando os grãos de areia que invariavelmente vão parar em todos os buraquinhos da sua câmera.

 
Batuíra-de-coleira (Charadrius collaris), espécie arisca de apenas 15cm. Chegou tão perto que em alguns momentos nem consegui focar.

Batuíra-de-coleira (Charadrius collaris), espécie arisca de apenas 15cm. Chegou tão perto que em alguns momentos nem consegui focar.

 Existe um ótimo ground pod feito por uma empresa nos EUA, o Skimmer II, só que custa US$ 100 mais impostos. Preferi fazer o meu, que saiu menos de R$ 30,00.

1) Compre uma frigideira de cerca de 20cm de diâmetro.

2) Retire o cabo. Talvez fique uma armação pequena, que é rebitado na frigideira. Se não atrapalhar pode deixar lá.

3) Compre um parafuso sem ponta (rosca) e com cabeça chata. O parafuso deve ser da bitola usada em tripés. Existe um tamanho padrão. Pode ser curto, coisa de 4 cm é suficiente.

4) Faça um furo exatamente no meio da frigideira. O furo deve ser mais largo que a rosca para que a cabeça do parafuso embaixo da frigideira fique quase rente. Se ficar muito pra fora vai ser difícil movimentar na areia. Portanto o parafuso deve ficar bem frouxou no furo. Esse furo é melhor levar pra alguem com maquinário mais pesado fazer. Eu levei num chaveiro, rapidinho.

 5) Corte uma madeira em cilindro, com uma serra-copo. Essa madeira deve ser um pouco mais larga que o diâmetro da cabeça de tripé que você for usar. No meu caso fiz com 5 cm de diâmetro e 2,5cm de altura.

6) Com uma furadeira faça um furo no meio da madeira, usando uma broca um pouco mais fina que o parafuso.

7) Force a entrada do parafuso no furo na madeira, assim ele vai ficar mais firme. No final aperte bem, fixando tanto o parafuso quanto a madeira no lugar. Está pronto.

Ground Pod feito em casa

Ground Pod feito em casa

 

Parte de baixo, com a cabeça do parafuso bem renta na frigideira.

Parte de baixo, com a cabeça do parafuso bem rente na frigideira.

Com a cabeça do tripé instalada. Para lentes pesadas, tipo 500 ou 600mm recomendo uma cabeça do tipo gimbal, como na foto. Para lentes mais leves pode usar ballheads normais.

Com a cabeça do tripé instalada. Para lentes pesadas, tipo 500 ou 600mm recomendo uma cabeça do tipo gimbal, como na foto. Para lentes mais leves pode usar ballheads normais.

Anúncios

Uma resposta to “Ground Pod”

  1. uma ótima dica vou fazer uma, agora precisamos de uma solução para um gimbal caseiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: