Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Fotos do dia

Posted by campossallesfotografia em 26/09/2009

Hoje de manhã fui com o Guilherme Ortiz até o Vale das Garças. Não tinha muita coisa, poucas aves. Acho que estavam sentindo o dia que seria bem quente. De destaque deu pra ver um mergulhão-caçador (Podylimbus podiceps) já em plumagem de reprodução. A única ave que realmente deu um pouco mais de chances de fotografar foi esse pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis), após um pouquinho de insistência. Fiquei satisfeito com essa foto, já que a espécie é arisca, muito difícil conseguir uma foto dele assim no limpo. E ainda deu sorte de ser o macho, mais bonito que a fêmea.

pia-cobra

Depois chegando em casa deixei a câmera na garagem e fiquei alí no quintal brincando com meu filho. Com o sol já bem alto, lá pelo meio-dia, vejo de relance um gavião pousando dentro da copa de uma pessegueira, com um bem-te-vi bravo logo atrás. Era um gavião-miúdo (Accipiter striatus). De vez em quando vejo esse gavião por aqui mas ele é sempre muito persseguido por outros passarinhos e nunca ficam muito tempo no mesmo lugar, um bicho difícil de fotografar. Essa foi a primeira foto que fiz da espécie. Longe de ser uma foto boa, mas pelo menos dessa vez eu peguei ele! Um pouco depois ele saiu voando mas antes tentou atacar umas rolinhas que estavam pousadas logo acima na copa da árvore, não sei dizer se conseguiu capturar alguma, só sei que foi passarinho pra tudo que é lado…

_0AC4102

Ultimamente ando com sorte com esses gaviões pequenos. A umas duas semanas atrás vi também aqui em casa (e até fiz uma foto, mas muito distante, só pra comprovar o registro) um gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii), que foi o primeiro registro da espécie pra Campinas. Pouco tempo atrás também fiz a foto abaixo de outro Accipiter, o gavião-miudinho (A. superciliosus) no Parque do Zizo

_0AC2482

Anúncios

Uma resposta to “Fotos do dia”

  1. Guilherme Ortiz said

    Caramba!! Sua casa está surpreendendo! Hehe, na verdade esses gaviõezinhos devem ser mais comuns do que a gente imagina, o problema é enxergá – los. Parabéns pelos registros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: