Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Workflow digital

Posted by campossallesfotografia em 12/09/2009

Meu workflow de tratamento de imagem:

1) Fotografo sempre em RAW e espaço de cor Adobe RGB.

2) Faço download das fotos pra pasta Fotos Originais > Pantanal Julho 2010

3) Importo todas as fotos no Lightroom 2 e faço as edições conforme necessário, tais como contraste, white balance, cores, luminosidade, remoção de pontos de poeira e também ajustes seletivos, etc. Mantenho a foto no tamanho e formato originais.

4) Exporto as fotos para a pasta Fotos Negativos > Pantanal Julho 2010 como TIFF 16-bits uncompressed, mantenho o Adobe RGB. Se for foto de uma ave, eu tenho as pastas específicas de cada família e espécie, por exemplo Fotos Negativos > Aves do Brasil > Falconidae > Falcão-de-coleira

5) Abro a foto no Photoshop CS2.

a) Se for preparar a foto para internet eu mando converter pra sRGB, faço o crop (se necessário), redimensiono pro tamanho certo (em pixels) em 72 dpi e aplico filtro de sharpening pelo método seleção de bordas (vai render outro post mais pra frente). Salvo como JPG pelo Save for Web, normalmente em qualidade 80 a 85, obviamente sem salvar por cima do TIFF original.

b) Se for prepafar para impressão eu mantenho em Adobe RGB, faço o crop (se necessário), redimensiono pro tamanho certo (em cm) em 300 dpi e aplico filtro de sharpening. Se eu tiver o perfil de cor eu faço o soft proofing via software antes de redimensionar, e converto pro perfil específico da impressora no final. Pra impressão em Fuji Frontier ou similares (labs 1 hora) eu converto pra sRGB, mas não assino o profile, pois pode gerar erros. Salvo como JPG em qualidade máxima.

Também faço backup em HD externo das pastas Fotos Originais e principalmente Fotos Negativos, que são as melhores fotos, as que eu já tratei.

falcao-coleira

Uma resposta to “Workflow digital”

  1. Eric said

    Estou no aguardo do post sobre os filtros do Photoshop….

Deixe um comentário

 
