Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Como fiz? Sabiá-cica

Posted by campossallesfotografia em 04/09/2009

sabia-cica

Vou começar a fazer uns posts sobre como fiz determinadas fotos. Pra estreiar escolhi essa foto de um sabiá-cica (Triclaria malachitacea), que é um psitacídeo ameaçado encontrado na Mata Atlântica do S e SE. A espécie já foi bem mais comum mas hoje o número vem caindo graças ao tráfego de animais silvestres e à destruição de sua principal fonte de alimento, os frutos do palmito-jussara. Hoje é uma espécie rara, avistada com pouca frequência.

Essa foto foi feita no início da trilha mestre no fantástico Parque do Zizo, no sul do Estado de SP, durante um trabalho pra revista Eurobike a uns 2 meses atrás, cuja matéria sai na próxima edição, acho que esse mês ainda. Eram umas 11:00 da manhã, estava subindo a íngreme trilha bem lentamente, carregando a 600mm no ombro com certa dificuldade para não escorregar, já que havia chovido e o chão estava bem lamacento. Tinha um ou outro bando misto nas copas, mas nem me preocupei em fotografar pois contra o céu nublado com certeza não iria sair foto boa. Logo vi de relance uma ave verde voando bem próximo ao solo, em uns arbustos ao lado da trilha. Ela tinha se assustado com minha presença e voou um pouquinho, entrando em outro arbusto logo à frente. É incrível como os psitacídeos somem quando entram na vegetação! Demorou um pouquinho mas logo achei ele de novo e confirmei minha suspeita, era um sabiá-cica. Estava lá no meio do arbusto, comendo umas frutinhas bem pequenas. Tentei me apromixar um pouco e a arisca ave fugiu novamente, dessa vez saiu voando pra mais longe e por um segundo achei que a tinha perdido. Por sorte ela pousou em um bambu horizontal em cima da trilha!

Rapidamente consegui posicionar o tripé, pois tinham umas folhas na minha frente, e bater algumas fotos (tarefa não muito fácil pois além de escorregadio o solo também estava profundamente marcado pelo pneu do trator do parque, o tripé ficou apoiado no mínimo precariamente) . A velocidade foi de 1/125 em f/6.3, ISO 400. Pode parecer rápido mas em 600mm 1/125 não é muito, tanto que algumas fotos ficaram tremidas.  Não usei flash pois o ele altera completamente a cor natural das penas dessas aves.

No final das contas, apesar da foto não ter nenhuma composição ou momento fantásticos, eu gostei bastante pois é uma espécie muito difícil (e rara) de se fotografar. Gostei da nitidez e da luz natural e difusa.

Anúncios

Uma resposta to “Como fiz? Sabiá-cica”

  1. guilhermeortiz said

    A melhor foto da espécie na natureza! Parabéns! Até imaginei a cena hehe.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: