Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

A importância da composição

Posted by campossallesfotografia em 29/08/2009

A composição é fator super importante em uma foto. É muito comum, principalmente em fotografias de aves, a pessoa simplesmente colocar o bicho no meio do quadro (aonde está o ponto de foco) e bater a foto. Fica uma foto comum, um simples registro, um snapshot.

Existem algumas regrinhas que ajudam na hora de compor uma foto, embora elas não sejam regras absolutas. Uma das mais conhecidas e efetivas é a regra dos terços. Coloque o assunto em um dos cantos da foto e deixe o resto completar a cena. Pra isso você deve focar no assunto, reenquadrar e bater a foto. Mas isso não significa que você deve apertar o assunto no cantinho. Normalmente também fica melhor deixar o espaço pro lado que o assunto está olhando.

Nessa foto de uma arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) os galhos da árvore levam até ela e as folhas verdes em baixo preenchem o espaço vazio e adicionam uma cor extra na foto. A escolha de fotografar na vertical favoreceu o formato da arara e ficou mais harmonioso.

_0AC0689

Nessa foto de uma casa na Amazônia eu quis passar a sensação de que ela está no meio da floresta (e realmente estava). Então usei uma grande-angular pra pegar a silhueta das árvores atrás rodeando a casa. Pra aumentar ainda mais essa sensação eu fotografei ao cair da noite, assim não aparece a área aberta ao redor da casa, fica mais “clautrofóbico”. Na verdade nem estava tão escuro assim, eu deixei a foto mais escura intencionalmente e adicionei uma luz com o flash posicionado à minha esquerda, com um filtro 1/2 CTO.  A intenção foi deixar tudo meio escuro mesmo, meio misterioso. A palmeira em 1º plano aumenta a sensação de profundidade da cena e evita que ela fique muito chapada.

casa-floresta

Já nessa foto de corujinhas-do-mato (Megascops choliba), eu quis pegar a interação que estava acontecendo entre pai e filhos. O pai está em cima com o alimento (uma barata nojenta) e o filhote abaixo olhando atento. Esse olhar do filhote cria uma linha imaginária entre ele o pai, criando harmonia na cena. De quebra ainda peguei atrás um outro filhote na escuridão. Novamente a composição na vertical favoreceu a cena.

corujinha-mato

Anúncios

Uma resposta to “A importância da composição”

  1. stella said

    Suas explicações valem por uma aula de fotografia! E as fotos são LINDAS! Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: