Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Fotos de graça

Posted by campossallesfotografia em 29/07/2009

Com certeza absoluta todo fotógrafo profissional (e mesmo alguns amadores!), já passaram por isso: alguém ou alguma empresa solicitando o uso gratuito de suas fotos. Geralmente o pedido vem acompanhado de comentários infelizes como “nós vamos dar os devidos créditos” (o que não é favor algum, é a lei!); ou “a exposição gerada pode te render negócios futuros”; ou ainda “é por uma boa causa, temos certeza que vc não vai negar ajuda”.

Todo mês recebo alguns pedidos assim. No passado já aceitei alguns e me arrependo amargamente, nenhum deles me ajudaram em nada na minha carreira. Hoje em dia eu nego todos, sem excessão. Inclusive grandes organizações ambientais que pedem fotos de aves raras e invariavelmente comentam que “não temos verba para esse projeto (ahã, claro), e precisamos da foto para uma publicação X que estamos desenvolvendo e cujo objetivo é espalhar no consciente coletivo a importância da preservação e bla, bla, bla…” Papo furado! Primeiro que ninguem faz nada de graça, não profissionalmente, no mínimo há uma troca justa. Próxima vez que for ao posto de gasolina pergunte pro gerente na hora de pagar se ele faz o tanque de graça se vc usar o adesivo da empresa no carro? Justifique que vc vai estar fazendo propaganda da empresa, que é por uma boa causa, etc….. talvez ele aceite……………………….. (ahã, claro). Faça o mesmo próxima vez que for ao dentista, diga que vc vai sorrir bastante. Talvez vc não saia de lá sorrindo, mas o seu dentista vai.

Segundo que as organizações ambientais e outras ONG’s podem não ter fins lucrativos, mas eu garanto pra vc que TODAS as pessoas que trabalham lá ganham salário (nada mais justo). Aliás algumas pagam muito bem e gastam verdadeiras fortunas com programas de marketing, elas vivem disso. Garanto tbm que qualquer serviço terceirizado é cobrado. Pode parecer rude o que eu vou falar, mas se a empresaa ou projeto não tem fins lucrativos não é problema seu. Vc tem fins lucrativos. Se não tem é porque nasceu em berço de ouro ou ganhou na mega-sena. Não é meu caso nem o seu, tenho certeza. Fotografia profissional é um trabalho, não um hobby.

Faça o contrário, peça pra essas ONG’s um apoio no seu próximo projeto fotografico em prol da natureza! Vc vai ver a resposta, se é que terá uma.

Nenhum projeto gráfico ou revista vende sem fotos. As fotos são tão ou mais importantes que o texto! Os editores precisam de nós tanto ou mais quanto nós precisamos deles! Ou seja, nós temos o poder de ditar as regras e preços, claro que dentro de padrões aceitáveis. Não estou propondo uma ditadura, apenas um tratamento mais justo com o trabalho do fotógrafo. Não deixe que o desespero por ser publicado te faça aceitar trabalho escravo. Nada justifica isso. Aprenda a dizer “não” e com certeza em breve vc estará dizendo vários “sim” para bons projetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: