Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Que abertura usar??

Posted by campossallesfotografia em 29/06/2009

Muitos fotógrafos têm essa dúvida, já que a abertura da lente altera tanto a quantidade de luz entrando quanto a profundidade de campo. Na fotografia de aves geralmente prefere-se fotos aonde a ave esteja em foco e o fundo desfocado. Claro que existem muitas outras possibilidades, mas essa é um “fórmula” básica e de sucesso. Com isso em mente fotógrafos iniciantes muitas vezes usam a lente na abertura máxima sempre, já que assim vamos conseguir o fundo desfocado e de quebra a maior velocidade de obturador possível pra luz no momento (pra um valor de ISO = x). Simples né?

Nem tanto……….. EU NUNCA USO A LENTE NA ABERTURA MÁXIMA, por duas razões:

– a abertura máxima nunca é o ponto mais nítido da lente. A diferença chega a ser bem considerável, mesmo nas lentes fixas profissionais, e se vc espera um resultado profissional, isso faz bastante diferença. Então mesmo quando a luz ambiente é bem fraca eu sempre uso a lente um pouco fechada, nem que seja 2/3 de stop. Eu prefiro aumentar o ISO do que aumentar anida mais a abertura (aqui vale lembrar que quanto maior a abertura, menor o numero f, e vice-versa). O pico de nitidez normalmente é de 2 a 4 stops fechada nas teleobjetivas, mas isso varia. Por exemplo uma lente 600mm f/4 teria sua melhor nitidez em f/8, f/11, por aí..

– a profundidade de campo com a abertura no máximo é muito pequena, principalmente com lentes de distancia focal maior e/ou com o a ave perto da lente. O plano focal chega a ser tão estreito que parece que a foto está fora de foco. Ou então vc foca no olho e o bico fica fora de foco… não é legal, além de ficar quase impossível conseguir uma foco boa, bem nítida. O ideal é pegar a ave inteira em foco. Claro que pra tudo existem excessões, mas de uma forma geral é isso aí. 

ditui

Nessa foto acima, de um dituí (Drymophila ferruginea), eu fui obrigado a usar uma abertura um pouco maior que eu queria, pois a luz ambiente era fraca e eu não queria usar um ISO mais alto. Repare como a cauda do pássaro está fora de foco. Foi fotografado com lente 600mm, 1/90 em f/5.6, ISO 400. O ideal aí seria f/7.1 mais ou menos, mas aí a velocidade iria cair mais ainda e como essa ave não pára quieta eu não quis arriscar. Eu poderia ter usado até f/4 pra aumentar a velocidade, mas se fizesse isso certamente nem a base da asa da ave estaria em foco. Você tem que achar um meio-termo aceitável.

owl

Já nessa foto noturna de uma corujinha-do-mato (Megascops choliba) eu não precisava me preocupar com a velocidade, já que estava usando flashes pra iluminar a cena e portanto poderia usar na velocidade máxima de sincronismo. Fotografei com lente 300mm, 1/250 e, f/11, ISO 320. O foco está no olho da ave, como sempre, mas veja como o plano focal vai pelo menos até a ponta do rabo da coruja. Se tivesse usado uma abertura maior, digamos f/8, a ponta do rabo talvez ficaria fora de foco.

Ou seja, na hora de considerar que abertura usar, vc tem que levar em conta principalmente esses 3 fatores:

– a velocidade de obturador certa pro assunto. Aves que permanecem estáticas aceitam uma velocidade mais lenta, desde que vc saiba a técnica certa pra evitar que a foto toda fique tremida, mas aí é outro assunto. 

– a “tridimensionalidade” da ave. Depende da sua posição, se ela está de lado mesmo uma abertura grande vai pegar a ave toda em foco, caso contrário vc vai precisar de mais profundidade de campo.

– a distância focal e distância do assunto. Quanto mais perto, menor é o plano focal.

 

A abertura é sem dúvida a variável mais importante na fotografia. Estude ela e melhore suas fotos!

Anúncios

Uma resposta to “Que abertura usar??”

  1. CABAL said

    GOSTEI DO FORMATO E DAS MATÉRIAS.
    AGUARDO NOVIDADES
    ABRAÇO
    CABAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: