Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

O valor das amizades

Posted by campossallesfotografia em 19/06/2009

Pra ter sucesso em uma carreira, seja ela qual for, você precisa primeiro ser bom e dedicado no que faz, mas também é muito importante fazer bons contatos, ter boas amizades. Isso é especialmente importante na fotografia de vida selvagem, pois você não pode estar em todos os lugares a todo momento, e assim, sozinho, com certeza muitas oportunidades seriam perdidas. As boas amizades multiplicam as oportunidades de fotografia.

Essa semana meu amigo Guilherme Ortiz me ligou lá pelo meio-dia e foi bem direto: ” Octavio, você não vai acreditar… encontrei um ninho de coruja-orelhuda, vamos lá hoje a tarde.” Fiquei animado com a notícia, afinal não é todo dia que se encontra uma coruja-orelhuda (Rhinoptynx clamator), principalmente um ninho ativo! Pois bem, marcamos no local e umas duas horas depois já estávamos lá. Coincidentemente na noite passada estávamos procurando a mesma espécie em um outro local, sem sucesso porém.

Como é de costume da espécie, o ninho estava no chão, em meio a um capinzal denso e próximo a um fragmento florestal. Chegamos próximo do ninho e não encontramos o adulto, mas o filhote estava lá, bem escondido no meio da vegetação. É pequeno ainda, com cerca de 10 a 15 dias de vida apenas. Rapidamente saímos do local. Nunca se deve mecher em um ninho por vários fatores, mas principalmente o estresse ao filhote e também a exposição do ninho para predadores. Quanto mais se meche em um ninho, menores são as chances de sobrevivência do vulnerável filhote.  Com aves de rapina grandes como essa existe também a preocupação e possibilidade real de ser atacado por um dos pais. E ser atacado por um coruja com garras daquele tamanho não estava nos nossos planos.

Chegamos com o sol ainda bem alto e, como previsto, não encontramos os adultos nas árvores próximas. Fomos fotografar algumas outras aves na região enquanto esperávamos o melhor horário. Voltamos no final do dia e não demorou muito vimos o primeiro movimento, uma ave grande deu um apito alto e saiu voando de dentro do fragmento florestal. Logo ela pousou em um bambu próximo ao ninho, checou o ninho rapidamente e iniciou a caçar, logo com a companhia do macho, que estava escondido em um outro lugar atrás de nós. Vimos cenas maravilhosas, com direito à coruja caçando um rato e ouvir os gritos desesperados do roedor.

_9CS9770

Fiz a foto acima ainda com um pouquinho de luz do dia. É muito raro ver corujas grandes de dia aqui no Brasil, então quis aproveitar a situação, apesar dela estar bem longe ainda, pousada na borda da mata. Fiz a foto com camera Nikon D200, lente Nikkor 600mm f/4-AF-S, 1/6 – f/5, ISO 500. Pra disparar a uma velocidade tão baixa com a 600mm foi necessário usar o cabo remoto e mirror lock up, caso contrário seria impossível conseguir uma boa nitidez. Eu gostei dessa foto, mostra a coruja no ambiente dela, bem imponente, a dona do pedaço. Nesse tamanho na tela não dá pra ver muitos detalhes, mas impressa grande vai ficar legal.

_9CS9763

Ao cair a noite elas ficaram mais à vontade e se aproximaram bem, permitindo fotos como essa. Não exageramos, logo deixamos o local e as corujas em paz. Em breve tem mais!

Anúncios

3 Respostas to “O valor das amizades”

  1. Cristiano said

    Excelente história e excelente fotos!!! Foi uma dessas que vi na Pousada Salve Floresta (Juquiá). Linda ave!

  2. Fernanda Barizon said

    Não tenho nem o que falar.

    ótimas fotos…e ótima parceria!!!! rsrsrs

    Sucesso pra você pro Guilherme!!!

  3. parabéns ta muito lindo este blog
    gostaria de participar também
    amei,bjus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: