Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Contando uma história através da foto

Posted by campossallesfotografia em 03/06/2009

A fotografia não é que nem um video. Ela fica presa àquele momento, geralmente uma fração de segundos. Nessa fração de segundo você pode fazer uma foto sem maiores significados, um mero registro, ou uma que conte uma história, que diga alguma coisa, que desperte a curiosidade do expectador. Pode ter certeza que a segunda categoria é muito mais difícil.

Nessa foto abaixo de um flautim (Schiffornis virescens), eu poderia muito bem e facilmente iluminar a cena escura com flash. Ficaria uma foto bem exposta (embora chapada) de um flautim… uma foto que não iria dizer muita coisa. Pra completar eu poderia cortar pra dar mais ênfase no pássaro, e aí sim, iria criar mais um clone, como tantas outras fotos por aí pelos Flickrs da vida. Mas não, decidi não usar flash pra mostrar exatamente o ambiente escuro do interior de florestas densas que essa espécie habita e a natureza meio “esquiva” dela, como querendo dizer “se vc não procurar bem, não vai me achar”. O raio de sol pegando bem no olho da ave foi o que completou e “fez” a foto, é um detalhe sutil e preciso. Mas tecnicamente tem muita coisa errada aí. Está extremamente poluída e, em sua maior parte, subexposta. Mas eu estou me lixando pro “tecnicamente” (e você deveria tbm!). Essa foto conta uma história com muito mais sucesso do que uma foto do pássaro em si, chapada com flash e recortada . Fiz essa foto na Reserva Guainumbi, em São Luis do Paraitinga.

 flautim

Essa outra eu fiz em Floripa, de um bando de trinta-réis-anão (Sternula superciliaris). Peguei o momento que o bando atacava, em frenesi, um “cardume” de camarões. A história que essa foto conta é mais direta que a história que a foto do flautim conta. Não há dúvidas do que acontece aqui, ela simplesmente conta a história mas não dá muitas aberturas pra uma curiosidade ou um pensamento mais profundo por parte do expectador, portanto, apesar de ser uma foto boa, tem menos sucesso que a foto acima.

trintareis

 Moral da história, quando possível procure nas suas fotos um algo a mais do que um simples registro, uma armadilha muito comum principalmente em fotos de aves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: