Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Qualidade da Luz…

Posted by campossallesfotografia em 20/05/2009

A luz certa para o assunto é, de longe, o fator mais importante pra uma boa fotografia. Todos os outros fatores vem em um distante 2º lugar. Não importa se você tem equipamentos de última geração, se o assunto é fantástico ou quão bom fotógrafo você é…. a verdade é que se a luz estiver ruim para aquele assunto, a foto também vai ficar ruim.

Mas também não existe uma definição de luz boa e luz ruim, isso depende muito daquilo que você quer passar na foto, do assunto, etc. Mas, normalmente, para a maioria dos assuntos, é preferível uma luz vinda meio de lado ao invés de cima. Isso significa evitar fotografar com o sol alto, pois o contraste é muito forte e a luz vai chapar o assunto. Uma luz de lado vai “contornar” o assunto, deixando mais nítido para quem observa os detalhes em suas formas.

Repare na foto abaixo, é uma foto ruim de um carcará. O sol, apesar de estar baixo (era umas 8 da manhã aí)  estava  atrás dele, deixando o céu atrás todo branco e o assunto sem contraste e sem muitos detalhes. Trabalhar a silhueta também não era o caso, pois ela não era tão interessante assim… a solução foi simplesmente mudar de lugar, pra pegar o sol batendo na ave. Contornei a ave lentamente e fazendo um arco distante pra que ela não voasse. 

_9CS8845

Deu certo, e o resultado você vê abaixo. Muito melhor né? Só pra ilustrar como uma imagem pode mudar drasticamente a partir do momento que conseguimos a luz certa para ela. Moral da história: antes de se preocupar com noise, bokeh, difração, aberração cromática e etc, estude a luz. Ela é muito mais importante na obtenção de boas fotos do que um monte de detalhes técnicos, e essa é uma verdade que nunca vai mudar…

_9CS8854

Anúncios

2 Respostas to “Qualidade da Luz…”

  1. Guilherme Ortiz said

    Fala Octavio, tudo bem? Acompanho o blog desde o início,apesar de nunca ter comentado. Excelentes dicas que você nos dá, essa da luz é realmente fundamental! Fica nítida a gigantesca diferença que ela faz. Você foi o principal responsável pela melhoria que senti nas minhas fotos, obrigado por compartilhar um pouco dos seus conhecimentos desta arte.

    Um abraço!

  2. Fala Guilherme! A melhoria nas suas fotos se deve a vc mesmo, já te disse isso antes, vc tem o jeito pra coisa, notei isso desde o início.

    abs e até amanha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: