Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Quando qualquer foto é melhor que nada

Posted by campossallesfotografia em 27/02/2009

Mês passado estava fotografando com alguns amigos na RPPN Parque do Zizo, no sul do Estado de SP. Já era a tarde do nosso último dia lá, estávamos conversando na varando do hotel, que é cercado por Mata Atlântica. De repente ouvimos um bando de maitacas (Pionus maximiliani) voando e gritando sem parar. Pareciam estar alarmadas.

E elas tinham razão pra estar , pois atrás delas logo vimos um enorme gavião de cor clara. Ele estava pousando numa árvore próxima. Olhei no binóculo e não acreditei… era um gavião-pato (Spizastur melanoleucus), um dos “grandes” da Mata Atlântica e uma espécie rara de se observar!

Com as teleobjetivas nas costas, subimos um barranco ao lado da pousada para ter uma melhor visão para as fotos. Qual não foi nossa surpresa quando, ao chegar lá, um outro gavião igualmente grande se aproximou, dessa vez um gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus)! Esse gavião é o dono do pedaço, pois o vemos frequentemente ao redor da pousada. Ele chegou para expulsar o gavião-pato, passando em vôo bem próximo dele e depois pousando na mesma árvore em que ele estava, como querendo dizer “quem manda aqui sou eu”.

Nisso o gavião-pato ficou voando um pouco e pousou numa árvore bem mais distante. Mas tudo ocorreu relativamente longe de nós, impossível fazer fotos boas mesmo com a 600mm + conversor 1.4x. Essas fotos são crops pesados, sem resolução suficiente para uma boa impressão. São fotos feitas às pressas. Mas quem se importa! Nessas horas o que mais importa é conseguir registrar a cena pra ficar guardada pra sempre. O que aliás é um dos principais objetivos da fotografia.pato1

macaco2

macaco1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: