Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Sobre teleobjetivas

Posted by campossallesfotografia em 10/02/2009

Na fotografia de aves em ambiente natural o velho ditado que “o equipamento não importa, o que importa é o fotógrafo” não é totalmente verdade. A parte do fotógrafo continua sendo verdade, mas a do equipamento não. Aqui quanto melhor qualidade for a teleobjetiva (leia-se cara), melhor serão os resultados obtidos. E a diferença chega a ser gritante. O equipamento faz sim muita diferença.

A distância focal mínima pra cobrir uma série de situações de fotografia de aves com qualidade é de 500mm com sensores 1.5x ou 600mm com sensores full frame. Abaixo disso você tem duas opções, e ambas deterioram a qualidade da imagem final: usar um tele-conversor ou croprar no computador.

Lentes claras, 300mm f/2.8 ou 500 e 600mm f/4, são as mais recomendadas pois possibilitam o uso de tele-conversores sem que se perda muita claridade ou nitidez. A importância de se perder claridade não é nem uma questão de usar a abertura máxima, até porque eu muito raramente uso f/4 com a 600mm, ou f/2.8 com a 300mm. Essas aberturas são praticamente inúteis pois a profundidade de campo se torna muito estreita, sem contar que a nitidez não é das melhores. Toda tele-objetiva tem sua melhor nitidez entre 1 e 3 stops fechada, ou seja, em f/5.6, f/6.3, f/7.1, etc. Se a sua lente zoom tem f/6.3 no limite da distância focal, qual será o melhor ponto de nitidez? f/8, f/9? Vai abaixar demais a velocidade, te forçando a usar um ISO muito alto pra compensar._9cs3931_2

Outras grandes vantagens de uma abertura máxima grande é que o AF se torna mais rápido, pois há mais luz entrando na lente, assim como o visor da câmera também se torna mais claro, possibilitando uma melhor visualização da cena e do foco. Porém toda tele clara é, por questões de física, grande e pesada. Isso significa ter que usar ótimos e caros tripés (nem pense em segurar na mão, a não ser pra fotos rápidas de aves em vôo), com ótimas cabeças do estilo side kick ou gimbal. Contando com tudo isso, mais flash, o peso chega facilmente a 10 kg ou mais. Você está pronto pra carregar todo esse peso em campo, mais o resto da tralha? É um preço que se paga pra fotografias profissionais de aves em liberdade. Se o seu intuito é apenas registrar as aves de um passeio, não recomendo esse tipo de lente.

Por outro lado, pra fotos no interior de florestas geralmente não é preciso nem muito recomendado uma lente de muito longo alcance e pesada, pois você vai estar trabalhando num ambiente mais fechado em que, se utilizado as técnicas certas, as aves podem aparecer a poucos metros. O mais importante aqui é mobilidade pra conseguir focar rapidamente e bater a foto antes que a ave mude de lugar. Se a luz ambiente for muito fraca e estivermos utilizando um flash pra iluminar a cena, podemos usar uma lente mais leve tranquilamente, levando na mão mesmo. 

No entanto, não importa que lente vc use, se 300, 600 ou 800mm. O maior segredo mesmo é e sempre será conseguir uma boa aproximação da ave. E pra isso, conta mais o seu conhecimento sobre a ecologia das espécies e habitat em que vivem.

Anúncios

13 Respostas to “Sobre teleobjetivas”

  1. Renato T said

    Olá Octávio!

    Impressionante as suas fotos, não é à toa que o seu trabalho ilustra revistas, fico lisonjeado em poder entrar em contato com um profissional do seu gabarito através do fórum e do seu blog. Meus parabéns pelo trabalho e pela humildade.

    Sou um completo novato na fotografia, acabo de adquirir a minha SLR (Canon XS) porém durante um longo tempo não poderei investir em equipamentos, tenho à minha disposição somente a lente do kit (18-50mm 3.5-5.6 IS), gostaria de saber do seu feeling que tipos de fotos de natureza eu posso me dedicar a aprender inicialmente, já que não possuo uma teleobjetiva conforme indicado neste post.

    Muito obrigado e um abraço!

  2. Olá Renato, muito obrigado pelo comentário, mas todos sempre temos algo a aprender.

    Com a sua lente você pode explorar paisagem, apesar de não ser uma grande-angular na sua câmera (por causa do sensor 1.4x), mas ainda assim dá pra fazer coisas legais, basta procurar mais os detalhes de uma paisagem ao invés de focar somente na paisagem por completo.

    Fuja do comum, enquanto todo mundo vai fotografar paisagem em dias de sol, tente em um dia chuvoso, com neblina, etc. Vai criar um ar inovador. E se sair um solzinho no meio das nuvens pesadas vc vai ver que qualidade de luz, é incrível.

    Você pode ainda buscar detalhes da natureza, como folhas e flores, animais que permitam uma aproximação, como anfíbios, alguns insetos, etc.

    É uma lente versátil, dá pra fazer bastante coisa.

    abs

  3. Renato T said

    Octávio,

    Obrigado pelas dicas! Só uma coisa, o sensor dela é 1.6! Desculpa a ignorância na pergunta, mas isso faz da lente uma GA nela certo?

  4. Ah é, na Canon é 1.6x… achei que era 1.4x. Enfim, não muda nada. Em 18mm é uma GA sim, mas não uma super GA, que normalmente são mais usadas em fotos clássicas de paisagem. Pra isso vc precisaria de uma 12mm, por aí.

  5. Robson Carvalho said

    Caro Octávio,
    sou um apaixonado pela natureza e gosto muito de fotografá-la. Entretanto, gostaria de me aprimorar em fotos de pássaros. Gostaria de saber se poderia me auxiliar com um conselho ou dois. Tenho duas Cannons de fotografia convencional e quero comprar uma teleobjetiva de grande alcance. Penso também que seria interessante adquirir uma máquina digital para esta nova teleobjetiva. Gostaria de saber o que acha das digitais e se sugeriria que eu continuasse com as convencionais. Os pássaros que tento fotografar já há algum tempo são bem arredios. Qual a teleobjetiva mais adequada? Onde poderia encontrá-la?
    Desculpe-me se passei dos limites com os questionamentos e muito obrigado pela atenção. Parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Robson Carvalho

    • Olá Robson.
      Hoje em dia acredito que mais de 90% dos fotografos de vida selvagem usam digital. O filme é usado apenas em alguns casos específicos aonde ele ainda é a melhor mídia. Portanto, sem dúvida recomendo comprar uma DSLR.
      Quanto à lente, é como está escrito no post do blog, compre a mais clara que pude, com um bom alcance. Teleobjetivas boas são caras, mas é um investimento que vale a pena. Procure em lojas especializadas (tem vários anuncios nas revistas de fotografia), se não achar a que quer o jeito é comprar nos EUA.

      abs

  6. Narbal Belém Lopes said

    Olha amigo,
    Fiquei impressionado com a qualidade de suas fotos. Vivo no sul da Bahia, estou iniciando nessa área, preciso comprar uma lente/objetiva nikon para essa finalidade. Me dê uma dica!
    Fique com Deus,

    Narbal Belém

    • Olá Nardal, primeiramente muito obrigado.

      A lente ideal vai depender de quanto vc quer gastar. A lente Nikkor 80-400 VR f/4.5-5.6 é uma lente razoável a um preço mais acessível. Existem outras opções da Sigma, como a 150-500, mas é inferior a essa da Nikon (mas custa mais barato tbm). No entanto nenhuma das duas vai te dar resultados profissionais. Mas como vc está começando, irão atender muito bem suas necessidades.

      abs

  7. wagner.florindo said

    gostaria qui vc com sua experiencia me ajudasse acomprar um equipamento usado pois estou iniciando como detetive particular , e procuro uma tele objetiva obrigado wagner fon.ddd 017 91226511.res.33435653

  8. Kadosh said

    Octávio, tudo bem? Assim espero.
    Sou principiante e tenho uma Canon 500D com a lente básica 18-55mm.

    Qual é o uso possível de uma tele para paisagem (fotos para fazer um panorama)?

    Estou pensando em comprar uma Canon 75-300mm f4,0-5,6. O que você me diz sobre essa lente?

    Obrigado, um abraço. Deus o guarde.

    • Olá Kadosh,
      dá pra usar teles para fotos de paisagem, principalmente pra pegar um detalhe de uma paisagem distante. Até dá pra usar pra panorama tbm, embora não seja comum.
      Eu uso Nikon então não conheço muita coisa de Canon, mas posso te dizer que uma abertura máxima f/5.6 em 300mm é bem escuro, é sinal quase infalível que a lente não é la essas coisas. Se for usar mais em 300mm opte por uma 300mm f/4, que não é tão cara e é bem melhor, mas é fixa né, não tem a versatilidade de uma zoom.

      abs

  9. Kadosh said

    Ah! outra coisa:

    O que vc faz pra proteger a câmera debaixo de chuva?

    • Normalmente as pessoas exageram na proteção contra chuva, basta cair uns pinguinhos que todo mundo se esconde. A verdade é que as cameras são bem resistentes a pingos, principalmente os modelos mais profissionais. Minha camera frequentemente fica bem molhada mesmo e não acontece nada. O mais importante é proteger o elemento frontal da lente, pois os pingos aparecem na foto. Se estiver chovendo forte eu posso por um saco plástico em cima da lente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: