Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

SPECIES PROFILE: Tangará (Chiroxiphia caudata)

Posted by campossallesfotografia em 22/01/2009

As aves dessa família, os Pipridae, são também conhecidos como os dançarinos da floresta, e não é pra menos. Quase todas as espécies realizam danças de acasalamento complexas, tudo para conquistar as fêmeas, que por sinal são em número bem menor que os machos. Uma das danças mais longas e complexas é a do bonito tangará, encontrado na Mata Atlântica.

Vários machos se reunem para a dança em grupo (uma espécie de carrossel), sempre em palcos fixos pré-definidos, os leks. Os machos se dedicam tanto à perfeição na dança que chegam a passar 90% do dia praticando no lek, saindo apenas rapidamente para comer alguma frutinha ou tomar banho! A concorrência entre machos é enorme e geralmente somente um macho adulto e mais experiente é que consegue de fato acasalar com as fêmeas que de vez em quando visitam o lek. Os outros machos apenas praticam e esperam sua chance… que pode demorar anos!

Todas as tarefas domésticas, como cuidar do ninho e dos filhotes, são responsabilidade das fêmeas. O macho apenas acasala, é um one night stand. Talvez isso explique porque os machos possuem cor tão vistosa e as fêmeas possuem um verde-oliva apagado… não é interessante chamar atenção ao ninho com cores vistosas! Com certeza seria um prato fácil para predadores.

Quando estiver procurando por tangarás, fique atento à vocalização dos machos, bastante característica. Procure principalmente em ambientes de borda ou secundários, e relativamente próximo a riachos. A foto abaixo é de um macho imaturo, o que explica o azul ainda meio misturado com verde. Com certeza esse ainda vai ter que treinar muito antes de finalmente conquistar uma fêmea.

tangara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: