Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Confie em si mesmo

Posted by campossallesfotografia em 04/01/2009

Essa eu aprendi na pesca esportiva. Guiando grupos na Amazônia ou mesmo pescando com os amigos eu sempre notei que aquele mais ansioso pra pegar um peixe grande, aquele cara quase desesperado pra conseguir um bom resultado é, 99% das vezes, o que menos pega peixe e o que termina a pescaria frustrado. É incrível mas é sempre assim. Os que mais pegam são sempre os mais relaxados, que curtem mais o momento, que vivem a experiência como um todo e, dessa forma, conseguem aproveitar melhor a chance quando ela aparece.

O que isso tem a ver com fotografia? Se você sair pra fotografar muito ansioso por uma boa foto, vc pode focar tanto naquela foto que deseja que esquece de todo o resto, ou pior, durante o dia você pode ir ficando frustrado com a falta de resultados e aí sim está tudo perdido. Não existe como fazer um bom trabalho se você não confia em si mesmo.  Pense bem, isso vale pra qualquer coisa na vida. Você deve confiar no seu equipamento e principalmente em você, mas saiba que, principalmente em fotografia de natureza, alguns dias as coisas simplesmente não acontecem e não há nada que você possa fazer! Não deixe que isso te desanime para a próxima saída. Boas fotos de natureza são resultado de horas e horas em campo. e se você não tem essa paciência é melhor escolher outra coisa pra fotografar… still por exemplo, não tem tempo ruim.

Leve a sua fotografia a sério. Muitas vezes vejo fotógrafos displicentes só porque estão fotografando no “quintal” da casa deles, na própria cidade, etc, e depois indagam porque ou como alguns conseguem fotos fantásticas em locais que ele considera banal! Não importa aonde eu estou, se literalmente no quintal da minha casa ou em um Parque Nacional incrível, eu levo a fotografia com a mesma seriedade e confiança de que vou conseguir algo muito bom, e enxergo a beleza de cada lugar. Todo lugar tem seus momentos especiais, acorde bem cedinho amanhã e veja o nascer do sol no seu bairro, num parque próximo… tente sentir a beleza e paz do lugar que talvez no dia-a-dia você nem perceba. Esse é um passo importantíssimo pra se tornar um bom fotógrafo de natureza – apreciar a natureza. Apreciando e conhecendo melhor a natureza você se torna mais confiante que vai encontrar cenas bonitas para fotografar.

A foto abaixo desse pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros)  foi feita no quintal de casa…. oportunidades existem em qualquer lugar, basta querer enxergar.

picapau_verde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: