Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

WORKFLOW: Tratamento em cross-processing

Posted by campossallesfotografia em 22/12/2008

Sabe aquela “cara” de filme, com aquela luz meio amarelada ou esverdeada, contraste forte? Tipo Matrix, Cidade de Deus e tantos outros? Esse efeito se chama cross-processing e é bastante usado em cinema hoje em dia, principalmente em filmes policiais, de suspense, etc. Também é muito usado para fotos de grupos musicais, fotos de moda, etc.  Eu particularmente gosto do efeito para fotos de pessoas, situações urbanas, etc.

Esse tipo de tratamento não é nenhuma novidade, já era usado nos tempos de filme, através de soluções químicas diferentes. Hoje em dia se faz isso no computador, o darkroom do fotógrafo digital. A melhor forma de atingir um efeito legal de cross processing é alterando as curvas individuais RGB da imagem. Nesse exemplo eu usei a foto desse simpático menino da Amazônia. Veja o antes e o depois, primeiro cor normal depois simulando cross processing:

Cor normal

_dac0637

1) No Photoshop, abra a imagem que deseja editar e vá em  Layer > New Adjustment Layer > Curves. Isso vai automaticamente criar um layer novo para edição das curvas.

2) Clique na aba RGB para acessar e modificar as curvas individuais Red, Green e Blue. Aqui vc pode usar uma infinidade de combinações, use aquela que você preferir. Para o efeito da foto de exemplo usada aqui eu usei a curva como está nas fotos abaixo.

 red

green

blue

 3) Repare como na curva Blue eu só mudei os pontos de ancoragem, subindo um pouco os tons escuros e diminuindo os claros. Após terminar você pode alterar a opacidade do layer ou ainda diminuir um pouco a saturação de cores, que foi o que eu fiz nessa foto. Eu prefiro fazer o efeito um pouco mais forte nas curvas, pra melhor visualizar a alteração de cor pretendida, e depois diminuir o efeito através da opacidade do layer ou da saturação.

4) Você pode e deve salvar algumas curvas diferentes de cross processing, assim vc pode aplicar o mesmo tom de cores em fotos da mesma série. Pra fazer isso basta ir na opção Save dentro da caixa de alteração das curvas. Para abrir uma curva salva é só ir em Load e escolher o arquivo. 

Essa é uma introdução básica, existem outros métodos mais complexos para fazer o mesmo efeito com um pouco mais de refinamento.  Mas esse deve servir como introdução… agora é só praticar com diferentes tons e salvar aqueles que mais gosta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: