Campos Salles Fotografia

Fotografia e Birding

Um dia de surpresas

Posted by campossallesfotografia em 21/12/2008

Quando saímos pra fotografar natureza, nunca sabemos ao certo o que vamos encontrar. Não é como em outros tipos de fotografias aonde vc tem certo ou total controle sobre a cena. Na natureza você pode apenas prever, mas nunca dá pra ter certeza.

Ontem foi um dia assim. Fui fotografar com os amigos Guilherme, Jefferson e Jefferson Otaviano num brejo que vou com certa frequencia aqui perto de casa. Logo na chegada avistamos algumas tesouras-do-brejo, saracura-do-banhado, sanã-carijó e muitos garibaldis. Até aí nada demais, tudo dentro do previsto, mas a primeira surpresa do dia veio logo. A uns 50 metros de nós cruza nosso caminho uma família de cachorros-do-mato, ainda na luz fraca da manhã. Foi uma grata surpresa pois a espécie é rara em Campinas e, coincidentemente, eu e o Jefferson estávamos conversando sobre o assunto uns 15 minutos antes! Mas essa não foi a maior surpresa do dia….

cachorro1

Um pouco mais tarde vimos um falcão grande, predominantemente branco ou claro, pousando numa torre de fiação elétrica bem sobre nossas cabeças. Olhei com o binóculo e fiquei extasiado… “é um falcão-peregrino!” No mesmo segundo todas as lentes apontavam para cima. Fiz algumas fotos como registro. Acho que ele estava migrando para o sul, pois em seguinda continuou nesse rumo, mas sem antes fazer um mergulho em alta velocidade, numa tentativa frustrada de tentar pegar algum passarinho. Naquela manhã havia grande abundância de tipios e outros emberezídeos, talvez isso tenha atraído o raro falcão. Foi o primeiro registro da espécie pra Campinas.

_dac1056

Antes de ir embora ainda fiz algumas fotos boas, como a de um bonito canário-do-campo que pousou para nossas lentes tão próximo que tive que me afastar pra conseguir focar. Se todos fossem assim estava bom, hehe…

canario_campo

Que surpresas será que me aguardam na próxima saída?

Anúncios

2 Respostas to “Um dia de surpresas”

  1. Charles said

    Muito bom o blog.Como apreciador de aves(iniciante),achei legal a idéia de descrever os comportamentos e habitats das aves e dicas para fotografá-las.
    Parabéns pela iniciativa
    Já add aos meus favoritos.

  2. Cristiano said

    Preciso conhecer esse brejo… hehehe
    Belos flagras! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: